Festival de Linguagem Eletrônica terá obras na av. Paulista

Começa, nesta terça-feira (19), o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File). Trata-se de uma reunião de produções artísticas de naturezas eletrônicas e digitais.

O evento inclui o Projeto Paulista Avenida Interativa (PAI), que espalhará obras de artistas que trabalham com tecnologia em diversos pontos da avenida Paulista (centro de São Paulo). São instalações interativas, tablets, animações, jogos, trabalhos de web arte, vídeos, documentários, clipes musicais e experimentações sonoras. O objetivo é provocar o público.

Confira a programação completa no site do File

Entre os projetos está "Invente um Sorriso", da jornalista Daniela Arrais e da publicitária Luiza Voll, instalado na vitrine da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Crédito: Divulgação Vitrine da Livraria Cultura no Conjunto Nacional com a instalação "Invente um Sorriso", que faz parte do FILE 2011
Vitrine da Livraria Cultura no Conjunto Nacional com a instalação "Invente um Sorriso", que faz parte do File 2011

Voll contou para o Guia como surgiu o projeto e quais as expectativas. Leia entrevista:

Guia Folha - De onde veio a ideia?
Luiza Voll - O "Invente um Sorriso" veio de um projeto anterior: o "Instamission", que é um projeto colaborativo de fotografia que usa o aplicativo Instagram, feito para o iPhone (da Apple). A cada semana, publicamos na internet uma missão, que pode ser "fotografe um sorriso", "fotografe a coisa mais gostosa do seu dia" ou "fotografe uma música". A partir disso, basta você tirar uma foto de acordo com o tema e postá-la no Instagram, no Facebook ou no Twitter usando a hashtag #instamission1, #instamission2, e assim por diante. O projeto vai para sua 26ª missão e já recebeu mais de 5.000 fotos vindas de cidades de todo o Brasil e de outros países, como Londres, Paris e Nova York. Transposto para a rua, o "Instamission" se transforma em uma instalação em que qualquer pessoa é convidada a inventar um sorriso.

Como foi parar na Paulista?
Juntamente com o Ricardo Barreto, idealizador e curador do File, tentamos criar a maneira mais simples de realizar uma missão fotográfica, que engaje o maior número possível de pessoas.

Como vocês esperam que as pessoas recebam o projeto?
Achamos que algumas pessoas vão olhar intrigadas. Outras vão se jogar de cara, inventando um sorriso. Ou se juntar a amigos para vencer a timidez. Fazer o "Invente um Sorriso" num lugar tão central quanto a Livraria Cultura do Conjunto Nacional é muito interessante, porque com certeza conseguiremos fotografar toda essa mistura de gente que caracteriza São Paulo.

Em que você acha que um projeto como este modifica a dinâmica da cidade?
Nosso objetivo é deixar o dia de quem passar por ali mais feliz!

O festival é gratuito e vai até 21 de agosto, na Paulista e no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso - av. Paulista, 1.313, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3146-7405.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais