Roteiro indica restaurantes que servem boa comida brasileira

Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, dizem os historiadores. Neste domingo (22), portanto, faz 512 anos que o país foi descoberto. Toda essa história pode ser contada por meio da culinária. Por isso, listamos abaixo sete bons representantes da boa culinária nacional.

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook

Crédito: Jefferson Coppola/Folhapress Dadinhos de tapioca com queijo-coalho, do restaurante Mocotó, servidos com molho de pimenta agridoce
Dadinhos de tapioca com queijo de coalho (foto), do restaurante Mocotó, servidos com molho de pimenta agridoce


Bananeira
Dedica-se à cozinha brasileira e chama a atenção pelo ambiente, com uma grande área aberta nas laterais, coberta por um teto de piaçava, e um deque de madeira sobre o jardim de bananeiras. Seu menu traz receitas bem brasileiras, passeando por várias regiões. A pescada-cambucu é feita à moda caiçara, embrulhada em folha de bananeira e assada.
Informe-se sobre o local

Brasil a Gosto
O restaurante dá nova roupagem à cozinha brasileira, com ambiente moderno, receitas de todo o país e adaptações contemporâneas. Entre as criações da chef Ana Luiza Trajano, estão pratos como o atolado de bode com cre­me de mandioca.
Informe-se sobre o local

Capim Santo
Em uma casa arborizada, a chef Morena Leite resgata receitas tradicionais brasileiras. Oferece um farto bufê no almoço e pratos à la carte, caso do robalo assado na folha de bananeira com banana-ouro e farofa de camarão.
Informe-se sobre o local

Casa da Fazenda
A sede da fazenda de chá onde viveu o regente Feijó abriga o restaurante comandado por Ivan Achar, dedicado a sabores brasileiros, em especial paulistanos. Pesquisas do chef são mote para receitas à base de arroz e diversos tipos de feijão.
Informe-se sobre o local

Dalva e Dito
Alex Atala resgata clássicos do receituário brasileiro mais centrados na cozinha de fazenda do interior de São Paulo, muitos dos quais aprimorados pelo uso de técnicas modernas. Porco na lata com purê de batata e pequi é uma das receitas da casa.
Informe-se sobre o local

Mocotó
Um lugar simples e despretensioso, surpreende pela qualidade das receitas, de origem nordestina. A cozinha, comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, traz opções como o ensopado de cabrito com mandioca, tomate-cereja, cebola em conserva e cheiro-verde.
Informe-se sobre o local

Tordesilhas
A chef Mara Salles é grande pesquisadora da cozinha brasileira. Em sua despojada casa, oferece receitas típicas de diferentes regiões do país. No menu-degustação, destaque para o escabeche de pescada-branca com beiju de mandioca.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais