Chef francês Marc le Dantec traz receitas franco-baianas a São Paulo

O chef francês Marc le Dantec é bastante exigente na apresentação e finalização de seus pratos, para não deixá-los como "uma frase sem pontuação". E é esse estilo detalhista que ele traz ao Bistrô Charlô (zona oeste de São Paulo), após o convite feito pelo restaurateur Charlô Whately para comandar a cozinha do restaurante.

Crédito: Divulgação

Nascido em Rennes, na região da Bretanha, Le Dantec passou por casas francesas com uma, duas e três estrelas no guia "Michelin".

Chegou a São Paulo em 2002, indicado por Claude Troisgros para trabalhar no restaurante de Laurent Suaudeau, mas logo se mudou para Salvador e assumiu o Galpão, onde foi eleito por diversas vezes o melhor chef do ano, por revistas especializadas.

Agora, de volta a São Paulo, ele já criou 17 receitas para o cardápio do Bistrô Charlô. "Mas estamos fazendo outras sugestões diariamente", conta o chef. "Nosso trabalho está em evolução constante. Eu e a equipe estamos nos conhecendo aos poucos."

Abaixo, veja o que Marc le Dantec pensa sobre o comportamento dos brasileiros à mesa, sobre o desafio de comandar uma casa paulistana e suas sugestões de receitas para os clientes que visitarem o restaurante.


Guia Folha - Qual a principal diferença entre os clientes na França e no Brasil?
Marc le Dantec - Há bastante tempo não vou à França, mas acho que de três ou quatro anos para cá os clientes têm menos paciência em restaurantes, aqui no Brasil. No geral, o brasileiro é mais descontraído, a amizade conta bastante, mesmo que o serviço seja um pouco informal, às vezes.

Guia - Você acha que é um desafio maior comandar a cozinha de uma casa paulistana?
Le Dantec - Sim, porque o mercado está muito mais informado, e os restaurantes são lugares de grande importância na vida de São Paulo.

Guia - Como você define seu estilo gastronômico?
Le Dantec - É uma cozinha francesa contemporânea, mas tem vertentes bem clássicas. Eu também gosto de desenvolver algumas receitas franco-baianas, que é o "terreno" brasileiro que eu mais conheço.

Guia - Qual prato você sugere para quem visitar o Bistrô Charlô?
Le Dantec - Sugiro a sopa de tomate Gabriela, com cravo e canela (R$ 25). E um clássico meu em homenagem à Gabriela, de Jorge Amado. Ou o chateaubriand em crosta de tutano, alcachofras e batata Lucienne (R$ 51), prato forte para acompanhar um vinho tinto bastante elaborado.

Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais