São Paulo ganha restaurante de culinária basca; conheça outros raros

Crédito: Divulgação
Restaurante Amatxu, especializado em culinária basca, abre suas portas no Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo

A cidade de São Paulo ganhará mais uma casa que a faz merecer a fama de polo gastronômico do país. O restaurante Amatxu, de comida basca, abrirá suas portas na próxima terça-feira (28), na zona oeste.

No local onde antes se instalava o Bilbao, a chef Maya Rodriguez prepara receitas passadas por gerações, desde a Idade Média. Os pratos são preparados com uma técnica tradicional chamada brasa, que deixa legumes e carnes mais tenros. Para quem deseja frequentar o balcão, logo na entrada, a dica são os pintxus (petiscos populares do País Basco).

Para bebericar, a casa oferece o vinho típico Txakoli, entre outras opções.

Amatxu - r. José Maria Lisboa, 1.065, Jardim Paulista, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3062-5816. Ter. a qui.: 18h30 às 23h30. Sex. e sáb.: 12h às 15h; e 18h30 às 24h. Dom.: café da manhã - 10h às 12h30; e 13h às 16h.


Abaixo, veja outros locais que servem comidas típicas:

ARMÊNIA

Garabed
De origem armênia, a terceira geração da família Garabed dá continuidade ao trabalho que começou em 1951. De um forno a lenha saem deliciosas esfihas, com massa fina e temperos típicos.
Informe-se sobre o local


ASIÁTICA

Chi Fu
Com atendentes que quase não falam português, o restaurante chinês dispõe de um menu bilíngue (que agrega sotaques), com cerca de 200 itens. A fartura e o custo-benefício valem a visita.
Informe-se sobre o local


ESCANDINAVA

Svanen
A casa serve comida escandinava, há mais de sete anos, na capital paulista. Sob o comando da chef Vera Jacobsen, saem da cozinha especialidades suecas, entre as quais o smörgåsbord e o forloren hare (coelho falso), servido com batatas caramelizadas, molho selvagem (roty adocicado) e repolho roxo agridoce. Entre as sobremesas, destaca-se a torta de maçã dinamarquesa, com farofa crocante e chantili.
Informe-se sobre o local


GREGA

Acrópoles
Desde sua inauguração, em 1959, destaca-se por ser o mais descontraído representante da cozinha grega em São Paulo. Em ambiente simples com área ao ar livre e música ambiente típica, os clientes escolhem a comida diretamente nos panelões da cozinha. Os destaques do cardápio são o carneiro ao forno e o mussaka, espécie de lasanha feita com camadas de batata e berinjela.
Informe-se sobre o local


TURCA

Brasserie Kosebasi
Instalado no espaço que foi do Le Coq Hardy, o restaurante turco faz sua segunda investida na cidade (a primeira unidade, fechada, funcionou num shopping). Em diferentes ambientes --um terraço ao ar livre, um bar e o salão-- serve cozinha que carrega semelhanças com a árabe --há pastas, esfihas (aqui, as pides) e os grelhados--, com diferenças nos métodos de preparo dos pratos e nos temperos.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais