Chef italiano conta o que o fisgou pela barriga no Brasil

O italiano Rodolfo de Santis, 26, assumiu a cozinha do Biondi no fim do ano passado, quando a casa foi inaugurada por Bruno Previato e seu cunhado, o ator Caco Ciocler.

De Santis, que registra passagem pelo La Pergola, restaurante três estrelas pelo guia "Michelin" que fica em Roma, é casado com uma brasileira e está se adaptando ao Brasil. Mas, conta, sente saudades de lá, principalmente da comida da família, de massas caseiras tradicionais.

Em entrevista à revista sãopaulo, ele contou um pouco sobre como é morar em São Paulo e o que anda experimentando por aí. Confira a seguir.

Crédito: Gisele Tessler/Divulgação
Italiano Rodolfo de Santis (foto) está no Brasil há mais de um ano e é chef do restaurante Biondi, que fica no Itaim Bibi, zona oeste

Folha - Do que você sente mais falta da Itália?
Rodolfo de Santis - Sinto falta de comer massas caseiras tradicionais, de fazer as coisas antes de comer. A gente está acostumado a sentar e comer. Não temos paciência de fazer as coisas. Sinto falta também de comida da mãe, da avó. E do lugar, da atmosfera em volta do prato. É o lugar que faz a diferença. Em termos de produtos, São Paulo tem comida italiana muito bem-feita.

E sente falta de um prato em especial?
De "orechiette" com brócolis e pimenta, o peperoncino. É uma massa do sul da Itália, da região da Puglia, onde nasci. Minhas duas avós faziam muito essa receita. Aqui no Brasil, eu faço em casa para minha mulher, minha família, é um prato de domingo. Até dá para incluir no menu do Biondi mais para a frente. É um prato bem simples, mas dá para incrementar com camarão, por exemplo. Essa massa, que significa "pequena orelha" em italiano, você cozinha junto com o brócolis, na mesma água.

Qual receita o pegou pela barriga no Brasil?
Galinhada é um prato de que gosto muito, feijoada também. Pratos típicos brasileiros me atraem. Acho que, por meio dos pratos você conhece a cultura de um país. Desde que vim para cá, há um ano e cinco meses, estou doido para conhecer os produtos brasileiros, a cozinha típica do Nordeste. Gosto muito de mocotó, sarapatel, baião de dois, de cortes menos nobres.

Pensa em incluir algum ingrediente brasileiro no cardápio?
Seguindo a linha do restaurante, não seria certo misturar produtos brasileiros. Eu gostaria de ter outro restaurante para explorar os produtos locais. Não quero estar limitado à cozinha italiana.

Quais ingredientes mais chamaram sua atenção?
Mandioquinha é ingrediente muito comum aqui, mas não temos na Itália. Gosto também de jabuticaba, fruta-do-conde, pimenta-de-cheiro.

Qual receita você gostaria de fazer com ingrediente brasileiro?
Magret de pato ao molho de jabuticaba com purê de cará. Seria uma coisa muito legal.

Informe-se sobre o Biondi

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais