Hoje é o Dia da Pizza; veja 64 casas para saborear a redonda

O Guia garimpou 64 casas que servem a tradicional refeição. Confira abaixo a seleção.

Crédito: Luna Garcia/Divulgação

1900
A matriz (na Vila Clementino) funciona em um amplo salão. A massa é fina, com coberturas convencionais e algumas mais ousadas, como a de carpaccio, alcaparras e mostarda e a de javali, com mussarela de búfala, lingüiça de javali e alho-poró. Tem opções light, como a milanese, de queijo cottage, escarola, cebola e salsinha, com 142 calorias, a fatia.

A Esperança
Aberta na década de 1950, destaca-se pela fartura e bom preço. O menu inclui pizzas de massa fina com bordas altas e um macio pão de linguiça. Entre as mais pedidas, está a de abobrinha com mozarela, parmesão e azeite.

A Tal da Pizza
Casa fundada há 15 anos e repleta de antigüidades. Tem como preferência do público a pizza "A Tal da Pizza", feita com linguiça de fabricação própria, molho de tomate, mozarela e parmesão.

Antonietta
Com fachada envidraçada, esta pizzaria na região leste oferece cardápio extenso de sabores de pizza, feitas sobre massa fina. Ocupa uma casa espaçosa de 800 m², com pé-direito alto, e possui três ambientes bem definidos --um bar que abriga a espera, um salão e uma área generosa, onde as crianças podem brincar com o auxílio de monitores.

Attrio Pizza, Pasta e Vinho
A casa ocupa agora o local que foi do restaurante Raro, no Jardim Anália Franco. Em um espaço amplo, com ares badalados, oferece redondas e também boas opções de massas, como o pappardelle com ragu de ossobuco.

Babbili Forneria
Instalada em um antigo sobrado, tem uma fachada luminosa, com mesas no terraço, fornos envidraçados e jazz como música ambiente. As pizzas têm massa macia e as coberturas recebem bons ingredientes, a exemplo da versão de cogumelos com grappa e mozarela. Também dispõe de uma seção de panini (sanduíche com massa de pizza) e de piadini, pizzas sem molho, com massa irregular.

Babbo Giovanni Perdizes
A pizzaria foi criada em 1990 e tem 12 unidades na capital, além de filiais na região metropolitana, Campinas e no Maranhão.

Bazar da Pizza
Além de disponibilizar vários rótulos de cerveja, a pizzaria serve sabores como o de alcachofra (molho de tomate, mozarela e fundo de alcachofra) e o largo da Batata (fatias de batata, cobertas com queijo parmesão e alecrim).

Bendita Hora
Instalada em um belo casarão decorado de forma rústica, conta com vários salões, um pomar e um bar, onde acontece a happy hour (segunda à sexta) ao som de uma vitrola. A especialidade é a pizza de massa média, como a de abobrinha, mozarela e parmesão.

Bendita Maria
A charmosa pizzaria aposta em decoração rústica e retrô. Com massa fina, recheio farto e ingredientes de primeira linha, a pizza é quadrada, vendida em três tamanhos.

Bonde Paulista
Pizzaria com ambientação e cardápio que evocam cenas antigas da cidade. Tem um agradável deque e uma lareira no centro do salão superior. O menu destaca as pizzas tradicionais. O carro-chefe é a Marguerita, que leva mussarela, parmesão, rodelas de tomate e manjericão. Outra sugestão é a Arouche, com alcachofra, mussarela de búfala, alho frito e parmesão. Serve chope Brahma bem-tirado.

Brascatta
Esta pizzaria ocupa o espaço de um antigo galpão, decorado de forma despojada e com elementos que remetem ao passado fabril da região da Vila Leopoldina. As pizzas podem ser de massa fina ou grossa. A caprese, com mussarela normal e de búfala, tomate-caqui e pesto de azeitona, é uma das mais pedidas. Hoje a casa oferece uma pizza pequena de chocolate ou de banana para a sobremesa para os clientes que pedirem uma pizza grande. A promoção acontece nas duas casas da rede durante o jantar.

Bráz Pizzaria
A casa investe na massa média e em sabores como a Toscana, que aqui é preparada com mozarela, linguiça de javali e alecrim. Oferece chope Brahma com o mesmo padrão do bar Pirajá. Melhor pizzaria pelo Datafolha e pelo júri.

Camelo
A pizzaria possui quatro endereços em São Paulo e oferece, além das tradicionais pizzas de sabores variados, outros pratos aos clientes, tais como frango à passarinho e filé à milanesa.

Carrieri
Em uma casa, abriga além do espaço do restaurante, um bar, que prepara diversos coquetéis. Oferece pizzas tradicionais e algumas de criação própria. Uma das recentes criações é a pizza integral com massa de sete grãos, que pode ser servida fria ou quente e levar qualquer cobertura. Outra sugestões é a calabria composta de calabresa artesanal, molho concase e parmesão em lascas.

Castelões
Apesar de mais conhecida como pizzaria, serve pratos como fusilli com calabresa. A pizza mais famosa é a que leva o nome da casa, com mozarela e calabresa.

Crédito: Jefferson Coppola/Divulgação
Redonda tradicional da pizzaria Camelo, em São Paulo

Cristal
Veterana, conhecida por suas pizzas individuais de massa fina, a casa também serve grelhados, massas e beirutes preparados no forno a lenha. As mais pedidas são as tradicionais marguerita (mozarela, parmesão e manjericão) e a pomodoro (mussarela de búfala, tomate e manjericão).

Di Volpi
Próxima ao parque da Aclimação, esta pizzaria oferece sugestões como a orientale (com shiitake e shimeji) e a tentazione di Napoli (com presunto parma e manjericão sobre três queijos). Outra opção é a calabresa de javali moída e manjericão sobre mozarela, recheada com cenoura puxada em ervas finas.

Dona Mariana
Um antigo sobrado reformado, com jardim, mesas na varanda e uma adega climatizada conferem um ar descontraído à casa. A pizza, fina, crocante e com bordas macias, tem recheio generoso. Boa pedida é a Parma, com parmesão, mozarela de búfala, finas fatias de presunto de Parma e azeitonas pretas.

Fábrica de Pizzas
Instalada numa antiga fábrica de barbantes, esta pizzaria oferece sugestões como calzones variados e pizzas como a de shimeji e a de presunto com alho-poró e mozarela de búfala.

Forno da Vila
Ambientada em dois níveis, ladeados por um forno a lenha, oferece redondas de coberturas fartas, que podem ser antecedidads por antepastos cobrados por peso e saladas alentadas. A pizzaria que comemora um ano neste mês oferece aos clientes, que pedirem uma pizza grande, uma garrafa do vinho chileno Santa Rita 120, safra 2007. Para validar essa cortesia, é necessário entrar no site e imprimir seu voucher.

Floriano
Instalado próximo ao cinema Ki­noplex, oferece saladas e pratos quentes em um bufê, durante o al­moço. No jantar, há sugestões à la carte sob a consultoria do chef Ha­milton Mellão. O carro-chefe são as pizzas de massa fina, cobertas em sabores como salmão marina­ do com queijo mascarpone. Para comemorar o Dia da Pizza, o chef criou a redonda "Cinco Pestos", que leva pesto de rúcula e de tomate seco, além de tapenade de azeitonas pretas e verdes.

Galpão da Pizza
Fica num galpão de aparência rústica e elegante, onde as pizzas de massa fina são precedidas por um leve pão de linguiça. As sugestões da casa são a java, com molho de tomate, linguiça de javali e alho-poró e a de abobrinha com mozarela de búfala.

Glória e Maria
Pequena e com ares de restaurante de bairro, serve pizzas tradicionais em duas espessuras de massa. No antepasto, itens como pancetta (espécie de bacon) assada e crostatas --trouxinhas de massa recheadas e assadas.

I Vitelloni
Dirigida pelo chef Hamilton Mellão, traz referências italianas e francesas. Com linguiça caseira, de produção própria, a pizza de calabresa merece atenção. Cervejas fazem boa companhia para as redondas, que também podem ser incrementadas com azeites aromatizados.

Jullia
A pizzaria fica em uma casa com mesanino e ambiente moderno. No cardápio, figuram as pizzas de shimeji e shiitake com alho-poró, a de abobrinha grelhada com mozarela de búfala e lascas de queijo parmesão e a de alho-poró com tomate seco e mascarpone.

Crédito: Divulgação
A pizzaria La Glória tem coberturas para comer sem culpa, como a pizza Gianne Albertoni com abobrinha grelhada e mozarela especial

La Gloria Pizza Bar
Com pé-direito alto e decoração arrojada, seus espaçosos salões já são bastante procurados pelo público abonado da região de Moema. De dois belos fornos a lenha saem pizzas de massa média, com mais de 30 opções de cobertura. Vale pedir a quatro stagione, com mussarela especial, presunto parma, alcachofras e funghi.

Leona
A pizzaria se estende por 1.500 m² de área construída em três pisos. Entre as opções de pizzas, está a cacciatore, com linguiça de javali, tomate, alho e parmesão.

Lilló
Charmoso e arborizado, o restaurante oferece como destaque as pizzas crocantes, preparadas no forno a lenha, e as massas. Há pratos variados, como o ravióli verde recheado com mozarela de búfala e ricota com molho de tomate e manjericão fresco.

Margherita
Serve pizzas de massa fina e bordas largas, com mais de 40 opções de cobertura. Tem um salão grande e decorado com simplicidade, que fica lotado quase todos os dias. As coberturas tradicionais são as que fazem mais sucesso.

Mercatto
Bonita pizzaria na região do Portal do Morumbi, com pizzas de massa média servidas num espaço amplo e acolhedor. Entre as mais pedidas, está a Di Mercatto, com carpaccio, molho de tomate e mozarela.

Monte Verde
Pizzaria com quatro décadas de tradição (foi aberta em 1956), foi pioneira em pizza de massa leve e fina na cidade. Entre as opções, estão as tradicionais marguerita e a de alho. No almoço, serve pratos à la carte, como cappelletti à romanesca.

Nico Pasta & Basta
Boa opção no Ipiranga, produz seus próprios pães e massas. O menu, de acento italiano, oferece pratos como o ragu de costela sobre nhoque de mandioquinha. Com alto pé-direito e pisos de ladrilho hidráulico, tem os mesmos donos da rede de pizzarias Sala Vip. Quem for comemorar o Dia da Pizza no lugar ganhará uma minipizza criada pelo chef Pasquale Mancini.

Nonna Carmela
A pedido dos clientes, o Nonna Carmela deixou de ser apenas delivery e ganhou espaço acolhedor. A casa serve pizzas doces e salgadas com massa fina e crocante.

Oficina das Pizzas
Com arquitetura peculiar e um ambiente agradável, oferece boas pizzas de massa fina. Destaque para a de alcachofra com queijo taleggio.

Operetta
Esta pizzaria, que ocupa uma casa simpática, serve sabores tradicionais e outros mais ousados. Entre as opções, a prima donna é preparada com mozarela de búfala e funghi importado.

Piola
Uma mistura de bar moderninho com pizzaria, onde são servidos também outros pratos italianos, nos moldes das casas da rede, na Argentina e na Itália. Entre os destaques, está a pizza arezzo, com mozarela, alcachofrinha, champignon, tomate seco, azeitonas e manjericão.

Pizza Bros
A casa, que existe desde 1987, oferece pizzas de massa grossa e bordas generosas. O cardápio, criado pelo proprietário Franco Ravioli, sempre traz novidades. Para comemorar o Dia da Pizza, o chef criou três sabores, que levam pimenta: fondue de queijo, pesto verde e pimenta-de-biquinho (R$ 56,90), mozarela, calabresa picante e dedo de moça (R$ 52,90) e queijo de cabra, pesto de azeitonas pretas e pimenta-rosa e azeite e manjericão (R$ 56,50).

Pizza Mania
Com ambiente simples e acon­chegante, a pizzaria oferece boas opções, como a quatro queijos e a mar­gherita. Destaca-se tam­bém uma massa de pizza fecha­da e recheada, que é uma boa opção de entrada.

Pizza Paulista 10
O restaurante lembra um centro de lazer: abriga bar, sala de eventos e bufê infantil. No menu, saladas, grelhados e pizzas. Uma das opções é a de tomate seco, rúcula e mozarela de búfala.

Pizzaria do Angelo
Aberta no início da década de 1970, é uma das pizzarias mais longevas da Mooca. O ambiente ainda conserva o charme do passado: com balcão que lembra o de um botequim, atrai a clientela cativa que disputa cada centímetro do lugar para pedir as fatias de pizza, degustadas em pé. Os destaques são os discos de massa finíssima cobertos com muita fartura. A pizza maravilha, por exemplo, combina palmito, ervilha, calabresa, mozarela e parmesão.

Pizzaria Famiglia Mancini
É a pizzaria de Walter Mancini, também dono da folclórica Famiglia Mancini. Chão de madeira, vasos de barro e tijolos expostos formam a arquitetura nos diferentes salões da casa. Do forno a lenha, saem discos de borda grossa e massa crocante. Há música ao vivo todos os dias no jantar.

Pizzaria Messinia
Pizzaria de inspiração grega em ambiente exagerado, com paredes de tijolo aparente, cortinões nas janelas e grandes espelhos dourados. Aos sábados, promove uma noite grega, com música ao vivo, dança típica e quebra de pratos. Traz no cardápio algumas opções da cozinha grega, como o mussaká.

Pizzaria Valentina
Em uma área nobre da região leste, tem ambientação em estilo rústico-chique, com pé-direito alto e uma grande varanda ao ar livre. A pizza da casa é a Valentina, que leva frango desfiado e creme de leite. Serve drinques como o Sex on the Table, com suco de maçã, suco de abacaxi, St. Remy, leite de coco e licor de morango.

Prestíssimo
Aberta em 1985, esta pizzaria com clima de bar oferece cerca de 40 variedades de pizza, inteiras ou como petisco. Um dos hits é a de linguiça de javali com mozarela.

Presto Pizzas
Pequena casa de clima familiar, existe há mais de 20 anos no bairro da Aclimação. Entre as entradas, destaque para o saboroso tórtano, um pão de calabresa e mozarela servido às sextas e aos sábados. Entre os sabores, a pizza de mozarela de búfala com pedaços de alho-negro.

Primo Basílico
Com grande movimento, a pizzaria serve opções como a que leva o nome da casa (com presunto cru, mussarela de búfala e tomate) e a de abobrinha grelhada, com molho de tomate, salpicada com mussarela de búfala e parmesão.

Quintal do Bráz
Irmã mais nova da Bráz, tem sa­lão charmoso e um quintal arbo­rizado. A "prata da casa", apelido da pizza Quintal, combina mozarela, queijo taleggio, aspargos frescos, presunto cru e ovos es­trelados. Bem tirado, o chope, de mesmo padrão que o do bar Ori­ginal, é boa pedida para escoltar pizzas e entradas como o pão de linguiça e o aliche em azeite.

Ritto
Com decoração despojada, a casa serve pizzas de massa média com fartas coberturas, como a que leva o nome da casa, com tomate caqui, mozarela de búfala e presunto parma.

Sala Vip
Na casa tradicional do Ipiranga --também em Moema-- são servidas pizzas de massa fina. Para celebrar a data, o chef Pasquale Mancini criou a redonda "10 de Julho de 2011" com berinjela à parmigiana e ricota (R$ 38, a pequena, e R$ 54, a grande).

Santa Pizza
Na pizzaria de ambiente rústico, é possível pedir das pizzas tradicionais às mais sofisticadas, como a queijo brie com agrião. Para sobremesa, há a de nutela, que acompanha sorvete de creme, entre outras.

São Pedro
Tradicional pizzaria da Mooca, com mais de 30 anos de existência. As coberturas para os discos de massa fina são, entre outras, rúcula com tomate seco, calabresa e pepperoni.

Serafina
Filial do restaurante nova-iorquino homônimo, apresenta pratos italianos familiares ao público paulistano. Para comemorar o Dia da Pizza, a casa criou quatro sabores. Entre eles, está a Di Carrara, com funghi porcini, shimeji e shiitake, e a Vegetariani, que leva berinjela, abobrinha e queijo Rubiolla. Todas serão servidas apenas neste domingo pelo preço de R$ 45.

Crédito: Divulgação
Para o Dia da Pizza, a Soggiorno retoma, até domingo (10), um sucesso do cardápio: a Maria Bonita, com catupiry e carne-seca

Signora Pizza & Cia
Restaurante e pizzaria com vários ambientes, divididos em mil m², incluindo espaço kids, deck ao ar livre, salão com música ao vivo e mezanino para festas e reuniões.

Signore Farina
Serve entradas e massas em um ambiente rústico e elegante, e tem como princípio manter a tradição familiar de as pessoas esperarem pelas pizzas recém-saídas do forno a lenha. Sobremesas e vinhos também integram o cardápio.

Soggiorno Pizzeria
Serve pizzas preparadas com molho de tomates pelados italianos. Em comemoração ao Dia da Pizza, o lugar oferece até 10 de julho a pizza Maria Bonita, que leva Catupiry e carne-seca (R$ 57). Entre outros sabores, estão a originale, com mozarela de búfala, brie e presunto parma, e a de abobrinha grelhada, com mozarela de búfala e parmesão.

Speranza
Há 50 anos instalada na mesma casa do Bexiga, perpetua as pizzas grossas da família Tarallo. Uma das mais pedidas é a margherita speciale, com mussarela de búfala.

Venite
Serve pizza de massa ultrafina e macia em um ambiente descontraído, quase um botequim, com direito a televisão ligada. A opção da casa é feita com mozarela, escarola, calabresa e ovos mexidos.

Veridiana
Com unidades nos bairros de Higienópolis e Jardins, a pizzaria oferece opções especiais e exclusivas, além das tradicionais dela nonna (com fatias de linguiça artesanal e mozarela) e sapore di parma (mozarela coberta com fatias de presunto).

Crédito: Mauro Holanda/Divulgação
Pizzaria Veridiana

Via Castelli
Tradicional em Higienópolis, o restaurante tem clima antigo e a fama que angariou no passado de servir uma boa picanha. No grill, há carnes que podem ser divididas; na ala das massas, a oferta é farta --ficam num bufê onde são executadas na hora. À noite, serve pizzas. No Dia da Pizza, a casa oferece uma garrafa de vinho de 187ml ao cliente que consumir uma pizza de qualquer sabor.

Vica Pota
Em ambientação moderna, num ponto agradável, oferece pizzas de massa fina e macia. Entre as opções, a que leva o nome da casa é feita com presunto, azeitonas e mozarela.

Vila Milagro
Com paredes coloridas e mesas rústicas de madeira, essa simpática casa serve pizzas por metro, em formato retangular. A Milagro combina mozarela, tomate, abobrinha com alho, hortelã e lascas de parmesão. No almoço, funciona com o nome Milagro Natural, cuja especialidade são pratos vegetarianos.

Vitrine da Pizza
Serve vários sabores de pizza em pedaço, que tanto pode ser provada no próprio local ou pedida por sistema de entregas.

Zi Tereza de Napoli
Pizzaria tradicional com receitas no estilo napolitano. Oferece opções clássicas, como a margherita e a calabresa, e outras diferentes, como a Zi Tereza (molho de tomate, Catupiry, alcachofra e molho de ervas).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais