Saiba onde provar pratos típicos de países do Mediterrâneo

Feita de uma mistura de ingredientes vindos dos países banhados pelo mar e de seus vários povos, a culinária mediterrânea tem uma base: o trigo e seu principal produto, o pão.

São fundamentais também diversas ervas, fruto da diversidade cultural que representa os países mediterrâneos, e o azeite.

O Guia selecionou um roteiro com restaurantes destes países, para você conhecer melhor os ingredientes das cozinhas que originaram a culinária mediterrânea.


Espanhola - Don Curro
Os filhos do ex-toureiro Francisco Rios Dominguez, o Don Curro, que fundou a casa em 1966, mantêm a tradição da boa cozinha espanhola. Ela é denotada especialmente nos pratos de frutos do mar, como os crustáceos preparados na chapa.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Francesa - Le Jazz
O bistrô tem um pequenino ambiente, decorado com quadros que estampam personalidades do jazz. No menu, com bom custo-benefício, há pratos franceses tradicionais, como terrine de legumes, cassoulet e mexilhões servidos com batata frita.
Informe-se sobre o local

Grega - Acrópoles
Desde sua inauguração, em 1959, destaca-se por ser o mais descontraído representante da cozinha grega em São Paulo. Em ambiente simples com área ao ar livre e música ambiente típica, os clientes escolhem a comida diretamente nos panelões da cozinha. Os destaques do cardápio são o carneiro ao forno e o mussaka, espécie de lasanha feita com camadas de batata e berinjela.
Informe-se sobre o local

Italiana - Picchi
A casa do jovem chef Pier Paolo Picchi é pequena, moderna e aconchegante. Com influências das mais clássicas até as mais revolucionárias, o chef foca agora seu menu na cozinha italiana, onde busca incluir outras pitadas do Mediterrâneo e ingredientes brasileiros. No cardápio, traz criações como stinco de vitela com purê de batata trufado.
Informe-se sobre o local

Crédito: Luna Garcia /Divulgação Atum com espaguete ao molho de palimito pupunha do, do Picchi, especialista em peixes e frutos do mar

Judaica - Z-Deli
Tradicional restaurante de comida judaica, serve guefilte fish (bolinho de peixe com raiz-forte) e vareniques (espécie de ravióli com recheio de batata), além de bufê. Um dos destaques é o sanduíche de pastrame.

Libanesa - Saj
Tem ambiente descontraído e mesinhas instaladas numa varanda coberta. Oferece cardápio da cozinha libanesa, representada por opções como chacrie (fraldinha com cebola frita em manteiga e coalhada) e pão-folha temperado com zaatar.
Informe-se sobre o local

Turca - Esfiharia Bar e Lanches Effendi
Vale a pena se embrenhar em meio às lojas para noivas da região da rua São Caetano, no centro de São Paulo, e provar a levíssima massa das esfihas da casa. Fundada por Armando Deyrmendjian, de ascendência armênia, a esfiharia serve os salgados desde 1973 e tem jeitão de boteco. Também há itens como quibe cru, homus e basturmã (espécie de carne-seca, geralmente servida com ovo).
Informe-se sobre o local


Mediterrânea - A Figueira Rubaiyat
Dos mesmos proprietários do Baby Beef Rubaiyat, a casa --que fica debaixo de uma majestosa figueira-- mistura influências francesas, ibéricas e sul-americanas. O cardápio traz sugestões como o confit de pato com batatas e cebolas glaceadas ou o caixote marinho. Oferece boa e variada oferta de vinhos bem armazenados.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação Prato camarão rosa com risoto, de A Figueira Rubaiyat, restaurante que tem a culinária mediterrânea como mote

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais