Gêneros afros enchem de som a Júlio Prestes

O nigeriano Seun Kuti, filho mais novo do ícone afrobeat Fela Kuti (1938 - 1997), é um dos destaques na farta seleção de bandas e cantores de origem africana que vão tomar conta do palco Júlio Prestes. A música da África, aliás, é a grande homenageada nesta edição da Virada.

Kuti toca às 2h30 junto com a Egypt 80, a mesma banda que durante anos acompanhou seu pai.

Essa parceria rendeu dois discos recentes, entre eles "From Africa with Fury: Rise", que foi produzido por Brian Eno há um ano e que dá base ao repertório do show.

Outros ícones de uma nova geração da música black se apresentam ali, com representantes da Jamaica (a banda Toots and the Maytals toca reggae e ska), da Nigéria (com o baterista Tony Allen) e de Gana (onde nasceu Ebo Taylor, veterano que mistura afrobeat e jazz).

O ponto reúne poucas atrações nacionais, entre elas a big band Bixiga 70, formada por dez músicos paulistanos, com forte base percussiva. Gilberto Gil encerra a programação, relembrando hits, como "Realce".

Crédito: Mastrangelo Reino/Folhapress O cantor baiano Gilberto Gil é a última atração do palco montado na praça Júlio Prestes; o show acontece às 18h
O cantor baiano Gilberto Gil é a última atração do palco montado na praça Júlio Prestes; o show acontece às 18h

Veja a programação completa do palco Júlio Prestes

18h - Ray Lema e Orquestra Jazz Sinfônica
20h30 - Ebo Taylor
24h - Tony Allen
2h30 - Seun Kuti & Egypt 80
5h - Bixiga 70
8h - Katchafire
10h30 - Lazzo Matumbi
15h30 - The Abyssinians
18h - Gilberto Gil

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Praça Júlio Prestes - em frente à Sala São Paulo, Campos Elíseos, região central. Sábado (5): das 18h até as 18h de domingo (6). Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais