Orquestra de Rabecas leva música erudita e popular ao Sesc Ipiranga

Crédito: Divulgação

Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), o Sesc Ipiranga (região central de São Paulo) recebe o músico brasileiro Di Freitas e sua Orquestra de Rabecas Cego Oliveira. Criado por ele no Sesc de Juazeiro do Norte, no Ceará, o grupo é formado por 20 jovens do Lar Assistencial Francisco de Assis que apresentam repertório sofisticado com a utilização de instrumentos populares.

A rabeca, o principal deles, é rústica e parecida com um violino. De longe, é um dos instrumentos musicais que mais representam a identidade nordestina. As peças são construídas artesanalmente com cabaças pelos próprios integrantes da orquestra. Nas apresentações são utilizados também violoncelo, viola de 13, marimbau, lira nordestina, alaúde, rabeca de colo, flauta doce e clarineta.

No repertório, Di Freitas e a orquestra interpretam desde temas folclóricos, que resgatem a memória nordestina --como o trabalho do poeta popular Cego Oliveira, que dá nome ao grupo, e de Luiz Gonzaga-- e as composições de Villa-Lobos e de Hermeto Pascoal.

Com formação erudita em violoncelo e violão clássico, o músico cearense que traz a orquestra a São Paulo lança também seu CD, "O Alumioso" (selo Sesc). O álbum leva esse nome em homenagem a Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial, que norteia o trabalho de Di Freitas e seus músicos. O movimento foi responsável por elevar a cultura popular nordestina ao patamar de arte.

Nas duas noites, a cantora Juliana Amaral participa do show.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Shows

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, região sul, São Paulo, SP. Classificação etária: 10 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais