Zeca Baleiro responde perguntas dos leitores do Guia

"Ouvir só axé, só forró, só isso ou aquilo empobrece a experiência do ouvinte", disse Zeca Baleiro em resposta a um leitor do Guia que perguntava sobre o atual cenário musical brasileiro.

O músico, que leva seu Baile do Baleiro ao Carioca Club (zona oeste de São Paulo) no domingo (1º/5), também falou sobre o convite para escrever um espetáculo de teatro adulto e sobre a artista espanhola com a qual dividirá o palco no Rock in Rio.

Nesta edição do Baile do Baleiro, que é um projeto criado em 2004 com participação de artistas, os convidados são os músicos maranhenses Luciana Simões e Alê Muniz, da dupla Criolina.

A banda de Zeca é composta por Tuco Marcondes, Fernando Nunes, Adriano Magoo, Kuki Stolarski, Hugo Hori, Jorge Ceruto, Tiquinho, Flávia Menezes e Rosy Aragão.

Leia, abaixo, as respostas às questões que os fãs mandaram via Twitter.

Crédito: Marcos Hermes/Divulgação Músico Zeca Baleiro (foto) contou que recebeu convite para escrever um espetáculo de teatro adulto


@bumoraes Ele tem criado para outros meios agora: livros, rádio, teatro. A música não é mais suficiente para se expressar?
Zeca Baleiro - Nunca foi, na verdade (risos). Acho saudável exercitar outras formas de criar. Alarga os limites e acaba por influenciar até mesmo no meu modo de ver a música. O artista tem que se desafiar sempre, do contrário estagna.

@daniel_tapia Zeca Baleiro, vc escreveu, dirigiu e assinou a trilha sonora de "Curupira". Tem novos planos para o teatro?
Não tinha, mas a Débora Dubois, diretora da peça, tem botado pilha pra eu escrever um musical adulto. Tô assustado com a ideia, mas tô entusiasmado também, confesso.

@fabipirangi O que ele acha do atual cenário musical brasileiro? E o que acha de eventos como a Virada Cultural?
A produção musical brasileira anda a mil, como sempre, afinal. O que lamento são os pequenos monopólios culturais. Ouvir só axé, só forró, só isso ou aquilo empobrece a experiência do ouvinte. Eventos como a Virada, que propõem justamente um olhar democrático e multicultural pra música, são e serão sempre bem-vindos.

@Belschneider Zeca, vc já conhecia Concha Buika, a afro-espanhola que compartilha o palco Sunset com você no Rock in Rio? O que espera?
Conhecia uma música apenas. Mas agora tô ouvindo seus discos pra conhecer melhor seu trabalho. Ela é uma artista fantástica. É espanhola, filha de africanos, e tem algo de flamenco na sua música. Resulta em algo muito interessante.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais