Veja lista com 12 peças que chegam aos palcos de SP

Nesta semana, 12 espetáculos e mostras estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais em São Paulo. Confira:

ESTREIAS

Cartas de Amor
Em 14 narrativas musicais, interpretadas pelos atoreS no palco, a peça se debruça sobre os sentimentos e as expectativas dos relacionamentos, mesclando diferentes formas de arte, como música, vídeo, teatro, dança, instalação e performance. Para compor a trama, o diretor Flavio Graff partiu de histórias encontradas em cartas de amigos, arquivos dos atores, feiras de antiguidades, poemas e referências pessoais.

Um Coração Fraco
A montagem, dirigida por Priscilla Rozembaum, é uma adaptação da novela "A Felicidade" (1848), do russo Fiódor Dostoiévski. A trama trata sobre amor e amizade a partir da história de Vassia, jovem de origem humilde que trabalha como copista em uma repartição pública. Apaixonado por Lisanka, uma moça tão jovem e pobre quanto ele, e decidido a trabalhar mais para melhorar de vida, Vassia passa a enfrentar dificuldades e uma situação incontrolável, que o leva à loucura.

Crédito: Flavio Graff/Divulgação Dedina Bernardelli e Fernando Alves Pinto em cena da peça "Cartas de Amor"

Hécuba
A tragédia de Eurípedes ganha adaptação e direção do mineiro Gabriel Villela. Walderez de Barros vive a personagem-título, a rainha de Troia, que, após ver sua cidade invadida e destruída pelos gregos, decide vingar cruelmente a morte dos filhos. Também assinado por Villela, faz um contraste entre a figura escura de Hécuba e as vestes coloridas dos demais personagens. São usadas máscaras confeccionadas pelo artista plástico Shicó do Mamulengo. Os atores cantam durante boa parte da encenação, acompanhando a trilha de Ernani Maletta, que se inspirou no repertório do bósnio Goran Bregovic.

Crédito: João Caldas/Divulgação A atriz Walderez de Barros em cena de "Hécuba", tragédia de Eurípedes com direção e adaptação de Gabriel Villela

Nariz Pra Fora D'Água
Para relatar fobias contemporâneas (como a síndrome do pânico) e a dificuldade em expor os olhos ao mundo, a atriz Gabi Brites se senta de costas para o público. Durante seu monólogo, a intérprete se revela aos poucos e conversa com o público por meio de dois monitores. Como não está de frente, tem o rosto projetado nas próprias costas e vê a plateia em telas a sua frente. A direção é de Georgette Fadel.

Petróleo
Na sala de espera de um hospital, três mulheres aguardam a morte de Marcos, marido de uma delas, e discutem o testamento e o espólio do enfermo. A montagem se inspirou nas "pétroleuses", mulheres que, durante a Comuna de Paris (1871), queimavam objetos utilizando garrafas com petróleo. O espetáculo discorre sobre o subterrâneo, aquilo que está escondido e rege a sociedade atual.


REESTREIAS

Pornô - Falcatrua Nº 18.633
A peça retrata o reencontro dos personagens do filme "Trainspotting" (1996) dez anos mais tarde. Ao retornar a sua cidade natal, Sicky Boy arquiteta falcatruas e se envolve na produção de um filme pornográfico. A história se passa em uma mesa de bar, e o público pode participar da festa que acontece após a apresentação.

Crédito: Ariel Martini/Divulgação Cena do espetáculo "Pornô - Falcatrua Nº 18.633"

Sangue Seco
Mulher fascinada pela figura da noiva --e que cultivou o hábito de assistir a casamentos-- revive momentos de sua vida.

As Três Velhas
A peça conta a história fabulística de duas marquesas decadentes e octogenárias. Melissa e Graça vivem em uma mansão em ruínas e são vigiadas pela centenária criada Garga (interpretada por Maria Alice Vergueiro, que também dirige). Parecem ser salvas do desgosto ao receberem um convite para se tornarem garotas-propaganda. Elas ainda são cercadas por uma figura dúbia e misteriosa. Por sua atuação, Luciano Chirolli recebeu o Prêmio Shell.


ESPECIAL

7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores
Nesta terça (22), Marco Antônio Pâmio dirige as atrizes Mika Lins e Tuna Dwek na leitura dramática de "Rosa de Dois Perfumes". Na comédia do mexicano Emilio Carballido, Gabriela, uma tradutora de classe média, e a cabeleleira Marlene se encontram na entrada de uma prisão para visitar os respectivos maridos. Qual não é a surpresa quando descobrem que se trata do mesmo homem.

Crédito: Christian von Ameln /Folhapress Mika Lins, que participa da leitura dramática da peça "Rosa de Dois Perfumes"

6º Mostra Teatro de Rua Lino Rojas
Grupos de teatro de rua do Brasil se apresentam no festival. O homenageado desta edição é Ilo Krugli, fundador do teatro VentoForte. Sexta-feira (18), tem apresentação de "Um Dia de Clown", do grupo Teatro do Imaginário (São Luiz - MA), e "As 4 Chaves", com o Ventoforte (São Paulo); no domingo (19), acontece o espetáculo "Aqui Trem - Histórias da Ferrovia", com o grupo Ô Minha Gente (Jacareí - SP), e "Zé Malandro", do GTI - Grupo Teatro do Imprevisto (São José dos Campos - SP); no domingo (20/11), é a vez de "Ruas de Barro", do grupo Chão (São Paulo); na segunda, ocorre o espetáculo "É Poesia Popular", da cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular (São José do Rio Preto - SP). Já na terça tem "Teatragem", da cia. 43 de Teatro, de Santo André, e "I-Mundo", do grupo Mototóti (Porto Alegre - RS); na quarta (dia 23), ocorrem as apresentações de "A Fantástica História do Circo Tomara que Não Chova", do grupo paulista Imaginário, e "Ditinho Curadô", do Nativos Terra Rasgada, de Sorocaba. Na quinta (24/11), ainda tem as encenações de "O Vendedor de Palavras", do grupo Mototóti, de Porto Alegre, e "Mingau de Concreto", do grupo Pombas Urbanas, de São Paulo

Mostra Grupo XIX de Teatro
Os Núcleos de Pesquisa do grupo XIX de Teatro é um projeto que acontece há cinco anos, na Vila Maria Zélia. Todo final de ano o grupo abre estes resultados para compartilhar estas experiências com o público. Neste ano serão apresentadas seis pesquisas radicais e diversas entre si.

Ocupação Mirada - Mostra de Teatro Chileno
Em novembro e dezembro, a Ocupação Mirada apresenta quatro espetáculos de teatro do Chile: "Loros Negros", dirigido por Manuela Infante (23 e 24/11), "Tratando de Fazer uma Obra que Mude o Mundo", da cia. La Re-sentida (26 e 27/11), "A Amante Fascista", de Víctor Carrasco (30/11 e 1/12) e "Comida Alemã", de Thomas Bernhard (1º a 4/12)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais