Lista reúne 35 peças que deixam São Paulo até quinta

Com o fim do ano, as peças se despedem da cidade de São Paulo. Confira abaixo 35 espetáculos que saem de cartaz até a próxima quinta-feira (15) e programe-se para não perder nada.

Crédito: Divulgação Fernanda Montenegro em cena na peça "Viver Sem Tempos Mortos", com direção de Felipe Hirsch

ATÉ 9/12

Sonho de uma Noite de Verão
Nesta versão para o clássico de William Shakespeare, a côrte e os enamorados são herdeiros da moda setentista, que colore os dramas de amor da história.


ATÉ 10/12

Comprei um Treisoitão e Fui Brincar com Deus
A cia. Desencontrários mostra esse drama contemporâneo sobre a solidão, o amor e as drogas.

Mulheres de Caio
O elenco se alterna entre narradoras e protagonistas dos contos "O Príncipe Sapo", "Creme de Alface", "Os Sobreviventes e a Dama da Noite", de Caio Fernando Abreu, que representam as particularidades do universo feminino propostos pelo autor.

Pretas por Ter
A comédia de Alberto Damit trata dos conflitos entre Altair, uma professora que se julga sofisticada, e a faxineira Marlene.


ATÉ 11/12

Aípod
Rita (Simone Gutierrez) e Paulinho (Eduardo Berton) estão à frente da rádio "Rádio", uma emissora com atrações bizarras e engraçadas. Uma banda executa ao vivo os sucessos que tocam nos programas "Fala que Eu Te Esmurro", "As + + Idênticas" e "Hit Parei!".

Além da Vida
O espetáculo espírita, que comemora o centenário de Chico Xavier, trata da vida após a morte e apresenta cenas que falam sobre aborto, suicídio e homossexualismo, entre outros.

Alguém Acaba de Morrer Lá Fora
Em um bar, três estranhos sentam-se, cada um em uma mesa, esperando por um encontro secreto. A misteriosa Laura (Lucélia Santos) pretende acertar as contas com alguém que está para chegar. Cláudio (Ricardo Santos), um homem solteiro em busca do amor, aguarda uma mulher com uma rosa na mão. Marcela (Vitória Frate), jovem professora de inglês insatisfeita com a vida, espera a irmã com quem divide um conjugado no centro da cidade. No texto do jovem dramaturgo Jô Bilac ("Rebu", "Savana Glacial"), os personagens são marcados pelo vazio de suas perspectivas e pela forma como fantasiam a realidade. Pedro Neschling (filho de Lucélia Santos) dirige a montagem.

A Bilha Quebrada
Nova montagem de um texto clássico, de Heinrich von Kleist, feita pela Cia. Razões Inversas, que completa 21 anos de existência neste ano. Juiz autoritário recebe a inesperada visita de seu superior, no dia em que uma mulher exige que se encontre o responsável pela destruição de sua bilha de estimação. No início do século 19, a peça teve uma montagem feita pelo escritor alemão Goethe, amigo do autor, que se suicidou em 1811.

Carnavalha
A Cia da Revista encena a peça, inspirada em "Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny", de Bertolt Brecht, que conta a história de integrantes de uma trupe circense, fugitivos da lei. Faz parte da do espetáculo "Crônicas do País do Sol: Cabeça de Papelão", que estreia em janeiro de 2012.

Crédito: Divulgação Lucélia Santos interpreta a misteriosa Laura em "Alguém Acaba de Morrer Lá Fora", de Jô Bilac

Cidade Fim - Cidade Coro - Cidade Reverso
Em três partes, o grupo Teatro de Narradores se pergunta sobre a capacidade que ainda se tem e imaginar futuros. A primeira parte é um filme, sonorizado ao vivo pelos atores e um músico. Na segunda parte, os atores transitam entre depoimentos reais e as próprias histórias. Na última parte, o grupo leva o público para a rua, em clima de intervenção e festa.

O Contrato
Dentro de um asséptico e impessoal escritório, um gerente submete a funcionária Emma a uma série de provações. Partindo de seu poder hierárquico, ele manipula e inferniza a vida de Emma, que a tudo resiste em nome do salário mensal, apesar de ter sua vida pessoal invadida e dissecada por uma espécie de versão corporativa de Big Brother orwelliano. O texto do premiado dramaturgo inglês Mike Bartlett traz um tom cínico e, por vezes, sarcástico. A direção é de Zé Henrique de Paula.

A Dócil
A adaptação para a novela homônima do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) retrata o misterioso suicídio de uma jovem de 16 anos. O enigma leva seu marido, um agiota mais velho, a uma investigação da relação entre eles e, por consequência, ao seu próprio inferno. Dagoberto Feliz e Patrícia Gifford integram o elenco da montagem, dirigida por Pedro Mantovani.

As Bruxas de Eastwick
Cansadas da pacata rotina da cidade de Eastwick, três amigas (Maria Clara Gueiros, Sabrina Korgut e Renata Ricci) dividem o desejo pelo homem ideal e veem suas esperanças renovadas com a chegada do carismático e misterioso Darryl van Horne (Eduardo Galvão). Extremamente sedutor, ele se envolve com as três e desperta em cada uma a necessidade de liberar os "poderes" que têm dentro de si. O comportamento nada ortodoxo do quarteto escandaliza a cidade. A versão brasileira da comédia musical, que já ganhou a telona em 1987 --com Jack Nicholson, Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon no elenco--, conta 26 intérpretes e efeitos especiais (como fogo, chuva, levitação e voos sobre a plateia).

E Zaratustra Falou para Jó
O espetáculo mostra a justaposição de dois personagens: Zaratustra, de Nietzsche, e o resignado Jó, da "Bíblia", que acreditava ter todo seu sofrimento recompensado, de alguma forma sustentando seu discurso com argumentos filosóficos.

Florilégio Musical
Dividido em sete blocos, o espetáculo musical traz 40 canções de músicos célebres como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Billy Blanco, Carlos Gardel e Edith Piaf. No palco, os dois atores-cantores (Mira Haar e Carlos Moreno), dirigidos por Elias Andreato, homenageiam os artistas.

Crédito: Christian von Ameln/Folhapress Maria Clara Gueiros, Sabrina Korgut e Renata Ricci (esq. para dir.) estão no musical "As Bruxas de Eastwick"

O Grande Espírito da Intimidade
A peça revela o encontro de um casal: ele, um homem descendente de povos indígenas, ela, uma antropóloga. A encenação propõe um ritual, deixando o público sentado lado a lado com os atores.

Marulho: o Caminho do Rio
O grupo Redimunho de Investigação Teatral fez uma pesquisa entre o rio São Francisco e o sertão mineiro e criou um texto em que um grupo de atores está em crise e, de repente, começa a receber cartas misteriosas com histórias míticas de pescadores.

Mulheres com X
O grupo As Olívias apresenta cenas cômicas sobre o cotidiano das mulheres.

A Sogra que Pedi a Deus
A comédia mostra um casal prestes a realizar o sonho de viajar para o Caribe. Mas, para o azar do marido, a sogra passa a morar com eles.

Valsa Nº 6
No monólogo, Sônia tenta se lembrar de quem doi e de como transcorreu sua morte.

Viver sem Tempos Mortos
Em um cenário minimalista, quase todo preto, a atriz Fernanda Montenegro apresenta os amores da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) a partir da correspondência dela com o marido, o também filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980). O texto discorre, entre outros assuntos, sobre a corrente do existencialismo (que o casal integrava) no pós-Guerra e sobre o livro "O Segundo Sexo" (1949), marco da visão feminista de Beauvoir.


ATÉ 12/12

O Mestre de Obras
Um arquiteto é contratado por um homem misterioso para desenhar uma casa perfeita. A metáfora da construção de uma casa é o ponto de partida para uma viagem lúdica.

Prêt-à-Porter 10
O projeto apresenta cenas curtas criadas e autodirigidas pelos atores do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). As performances sintetizam o método do diretor Antunes Filho, com representações naturalistas. O espetáculo é dividido em três movimentos: "Adorável Callas", sobre uma enfermeira que cuida de um artista, "O Homem das Viagens", em que uma moça convida recém-conhecido para o chá da tarde, e "Cruzamentos", relação estranha entre um empresário e seus funcionários.


ATÉ 13/12

Café com Queijo
O espetáculo do grupo Lume fala de um Brasil profundo, lembrado por meio de lendas, causos, conversas e histórias.


ATÉ 14/12

E o Vento Não Levou
Baseada em fatos reais e dirigida por Roberto Lage, a comédia do norte-americano Ron Hutchinson retrata os bastidores do célebre filme "...E o Vento Levou" (1939). Em cena, o produtor David O. Selznick, o roteirista Ben Hecht, o diretor Victor Fleming e uma secretária correm contra o tempo para escrever, em apenas cinco dias, o roteiro do longa, realizado a partir do famoso best-seller de Margaret Mitchell (de 1936), com 1.037 páginas.

Crédito: Divulgação Janaina Leite em cena do espetáculo "Petróleo", de Alexandre Dal Farra

Petróleo
Três mulheres aguardam na sala de espera de um hospital a morte de Marcos, marido de uma delas. Jane, que trabalha no local, vê-se envolvida em uma trama cheia de altos e baixos, junto a Loraine e Suzi.


ATÉ 15/12

Cartas de Amor
Em 14 narrativas musicais, interpretadas pelos atore no palco, a peça se debruça sobre os sentimentos e as expectativas dos relacionamentos, mesclando diferentes formas de arte, como música, vídeo, teatro, dança, instalação e performance. Para compor a trama, o diretor Flavio Graff partiu de histórias encontradas em cartas de amigos, arquivos dos atores, feiras de antiguidades, poemas e referências pessoais.

A Casa
Em um casarão antigo no bairro da Bela Vista, o público passeia por esta casa, local das lembranças de um homem que retorna ao lugar onde viveu grande parte de sua vida. Do grupo Redimunho de Investigação Teatral.

A Casa dos Dados
Um psiquiatra renomado, fundador do Centro de Pesquisa da Vida Aleatória, conhecido como A Casa dos Dados, desenvolve uma terapia na qual as pessoas podem mudar os aspectos de suas personalidade, desde que submetam suas escolhas à vontade dos dados.

Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio
Dois irmãos e um amigo deles falam sobre assuntos banais, como o tempo e o clima, e da França, país desconhecido por eles. Assim, demonstram um forte desejo de deixar suas realidades. O texto e a direção são de Mario Bortolotto.

Crédito: Flavio Graff/Divulgação Dedina Bernardelli e Fernando Alves Pinto em cena da peça "Cartas de Amor"

Garotos da Noite
Na montagem do grupo Time de Criadores, três rapazes circulam pelas ruas e clubes de uma cidade, prostituindo-se para ganhar dinheiro e realizar seus sonhos. Um passeio por clubes, saunas e festas da cidade nos quais se misturam inquietações, vícios e desejos noturnos de uma metrópole obcecada pelo consumo, sexo e poder.

Marido Machão Só Dá Confusão
Na comédia, um marido enciumado cria ciladas e armadilhas para pegar a mulher em flagrante. Ela, porém, é inocente, e acaba se envolvendo nos planos do marido.

Orfeu Mestiço - Uma Hip-Hópera Brasileira
Resultado de três anos de pesquisa, o espetáculo mistura a ópera a elementos da cultura popular urbana. Seis atores encenam o retorno de um político ao seu passado, ligado à ditadura militar. A narrativa ocorre em três planos: a realidade, a memória e o imaginário. O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos tenta unir o teatro épico com o hip-hop. Cenários de Daniela Thomas.

Relicário Inventado
Um garoto tenta recuperar lembranças perdidas e percebe que as memórias de sua mãe e de sua namorada atravessam a história para além dele. Entre cenas fragmentadas, os personagens tentam superar as dores de suas perdas.

A Virgem e o Anjo Azul Mais o Cordão Umbilical da Deusa
Uma mulher sintetiza as semelhanças entre as histórias das vítimas do sistema manicomial em épocas diversas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais