41 peças deixam São Paulo até domingo; programe-se

Com a chegada das festas de fim de ano, as peças se despedem da cidade de São Paulo. Veja abaixo lista com 41 espetáculos que saem de cartaz até o próximo domingo (18) e programe-se para não perder nada.

Crédito: Marcelo Krasilcic/Divulgação A atriz Mariana Ximenes em cena da peça "Os Altruístas", que marca seu retorno aos palcos após nove anos

Os Altruístas
Mariana Ximenes volta aos palcos após nove anos na tragicomédia do norte-americano Nicky Silver, com direção de Guilherme Weber e cenogragia de Daniela Thomas. Ximenes vive o papel de Sydney, uma estrela de novela à beira de um ataque de nervos. Tão famosa quanto desequilibrada, a personagem comete uma atitude extrema após conviver e sustentar um grupo de jovens engajados em causas sociais, todos amigos de seu namorado.

Os Amigos dos Amigos
O primeiro trabalho do Coletivo Teatral Filme Bê é inspirado em coletânea de histórias de fantasmas do escritor norte-americano Henry James (1843-1916). O suspense, que trafega por elementos da literatura fantástica, conta a história de uma mulher que deseja apresentar dois amigos com um passado semelhante: na juventude viram os fantasmas de seus pais no momento em que morriam.

O Assassinato do Anão de Caralho Grande
A mulher do prefeito comanda a invasão ao circo administrado por um grupo de ciganos mambembes. Depois de acusações de alimentar o leão com gatos e cachorros, a trupe é perseguida e e anão Janjão acaba morto. A comédia de Plínio Marcos é dirigida por Marcelo Drummond.

Assombrações do Recife Velho
Personagens populares narram histórias fantasmagóricas do Nordeste na história da cia. Os Fofos Encenam. Baseada no livro homônimo de Gilberto Freyre.

Avesso - Um Relato Íntimo
Discussões do twitter da escritora são levadas para o teatro, que busca pela própria identidade. A história de duas mulheres são colocadas lado a lado

O Belo Indiferente
Com o texto de Jean Cocteau, a premiada atriz Djin Sganzerla (APCA de melhor atriz em 2008) representa uma mulher em crise por causa do amor obsessivo que ela nutre pelo amante. No papel --que originalmente foi escrito para Edith Piaf e que em outras montagens no Brasil já foi de Maria Alice Vergueiro e de Helena Ignez--, Sganzerla põe em cena uma tragicomédia humana atemporal, em que ela fala e o seu amante se cala, numa madrugada de espera num quarto de hotel.

Bruxas
Na adaptação, a histeria se confunde com justiça, levando à morte dezenas de pessoas em absurdos processos acusatórios. Adaptação do texto "As Bruxas de Salem", de Arthur Miller, resultado da oficina prática de montagem do Club Noir e faz parte da proposta de "formação" de atores em linguagens contemporâneas.

Crédito: Ze Carlos Barretta/Folhapress Caludia Raia está no musical "Cabaret", com texto de Miguel Falabela e direção de Jose Possi Neto

Cabaret
Em uma Alemanha cada vez mais simpatizante do nazismo, nos anos 1930, o musical mostra um cabaré onde a dançarina Sally Bowles encontra o escritor Cliff Bradshaw, vindo dos Estados Unidos. Eles mantêm relação diferente enquanto o clima no país começa a mudar.
Sucesso da Broadway dos anos 1960, conta com mais de 20 atores no elenco, tendo à frente a estrela Claudia Raia e figurinos assinados por Fabio Namatame (de "Evita" e "O Mistério de Irma Vap"). Miguel Falabella fez a tradução do texto e a versão das músicas em português.

Cabaret Stravaganza
A cia. Os Satyros discute a relação do homem com a revolução tecnológica e suas implicações sobre a vida contemporânea e utiliza recursos de multimídia, internet e telefonia.

Um Casamento Perfeito
Inspirado na atmosfera fantástica de "Sonhos de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, a comédia romântica transcorre o frenético dia da cerimônia de casamento. A peça mostra com humor a inadequação de nossos sentimentos diante de rituais de união e separação. Noivos, parentes, agregados, amantes e bizarras assessoras de casamento perdem sues pudores e encontram novos parceiros em uma inebriante floresta.

Cine Camaleão - A Boca do Lixo
Com um híbrido de teatro e cinema (com o uso do filme "Faroeste na Rua Apa", de 1978), a montagem da Cia. Pessoal do Faroeste conta a história da Boca do Lixo --como era conhecida o centro de São Paulo entre as décadas de 1960 e 1980, reduto da marginalidade e da produção cinematográfica. O grupo também faz palestras, oficinas e rodas de conversas com o público.

A Comédia da Revolução Sexual
A peça mostra uma revolta dos órgãos sexuais, que expressam todas as suas queixas.

Comunicação a uma Academia
Diante de uma plateia de acadêmicos, um macaco (a premiada Juliana Galdino) se apresenta com o intuito de fazer uma estranha comunicação: o relato de como se tornou humano. Baseada no conto homônimo do autor tcheco Franz Kafka (1883-1924), a peça da cia. Club Noir faz uma metáfora da anulação de qualquer tipo de singularidade dentro do mundo contemporâneo.

Conversando com Mamãe
Com a crise econômica, o mundo perfeito de Jaime (Herson Capri) -- bem-sucedido, casado e com filhos-- desmorona. Ele perde o emprego, entra em conflito com a família e vê como única saída a venda do apartamento onde mora sua mãe, de 80 anos (Beatriz Segall). A situação desencadeia uma série de discussões (muitas delas cômicas) entre os personagens.

Crédito: Paula Kossatz/Divulgação Os atores Beatriz Segall e Herson Capri em cena da comédia "Conversando com Mamãe"

Um Coração Fraco
A montagem é uma adaptação da novela "A Felicidade" (1848), do russo Fiódor Dostoiévski. A trama trata sobre amor e amizade a partir da história de Vassia, jovem de origem humilde que trabalha como copista em uma repartição pública. Apaixonado por Lisanka, uma moça tão jovem e pobre quanto ele, e decidido a trabalhar mais para melhorar de vida, Vassia passa a enfrentar dificuldades e uma situação incontrolável, que o leva à loucura. A direção é de Priscilla Rozembaum e elenco conta com Rodrigo Pandolfo, Cadu Fávero e Isabel Guéron.

A Cripta de Poe
Em parceria com o grupo italiano Teatro Del Contagio, a Cia. Nova de Teatro fala sobre o fantástico e as exacerbações da natureza humana a partir de textos de Edgar Allan Poe, como "O Retrato Oval", "Berenice" e "O Corvo". O espetáculo faz uso de intervenções em vídeo.

Cyrano de Bergerac
Na Paris de 1640, Cyrano (Bruce Gomlevsky) é um cadete apaixonado por sua prima, Roxane (Julia Carrera), mas devido ao seu nariz muito comprido, julga-se demasiadamente feio e desmerecedor de seu amor. Para expressar seus sentimentos, decide, em segredo, tornar-se porta-voz do belo Christian de Neuvillete (Sérgio Guizé), também enamorado da jovem, mas que se mostra inapto para cortejá-la.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Bruce Gomlevsky (à esq.), Sérgio Guizé e Julia Carrera em cena da peça "Cyrano de Bergerac"

Eldorado
Resultado de uma pesquisa sobre rabequeiros e tradições caiçaras, a montagem retrata um cego que empreende uma viagem rumo ao eldorado. Na travessia solitá­ria, sua única companheira de jornada é uma rabeca.

Um Espetáculo Sem Patrocínio
Durante a CPI do mensalão, em 2005, duas atrizes, Laís e Carolina, vivem cena análoga no interior de um apartamento. Carolina está diante da televisão, na iminência de colocar a pipoca na panela e quer se divertir com a situação a qual assiste. Quebrando o clima, Laís confessa que cometeu um crime contra o namorado da amiga, um homem bem mais velho do que elas e que exerce um cargo de poder.

Eu Vos Declaro Separados
A peça se passa após a separação de Jorge e Clarice, que foram casados durante cinco anos. Enquanto o apartamento não é vendido, eles dividem o mesmo colchão inflável, única coisa que restou dos seus bens.

O Grande Inquisidor
Na peça inspirada em trecho de "Os Irmãos Karamazov", de Fiódor Dostoiévski, um cardeal da igreja (Celso Frateschi) prende e tortura um homem acusado de heresia. No interrogatório, o acusado faz revelações divinas. Diante do olhar tenro do prisioneiro, o eclesiástico reconhece o distanciamento entre a instituição e a essência do cristianismo.

Há Dois Mil Anos
A história narra a trajetória do senador romano Públio Lêntulus e de sua mulher que, ao se encontrarem com Jesus, vêem toda a sua vida ser transformada.

Hipóteses para o Amor e a Verdade
A peça do grupo Os Satyros tem como mote a vida de pessoas anônimas do centro de São Paulo, que, de modo real ou virtual, buscam quebrar os muros de suas solidões por meio do amor.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Marcos Felipe em cena da montagem "Luis Antonio - Gabriela", da companhia Mungunzá

Luis Antonio - Gabriela
No documentário cênico da cia. Mungunzá, o diretor Nelson Baskerville retrata histórias de sua família do irmão mais velho, Luis Antonio (1953-2006), homossexual que desafiou as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e partiu para a Espanha sob o pseudônimo de Gabriela. Na montagem, a luz é operada pelos atores dentro do palco. O espetáculo foi eleito o melhor de 2011 pela APCA.

Mamma Mia!
Músicas do quarteto sueco Abba ganharam versão em português nas mãos de Cláudio Botelho (responsável pelas traduções de "Les Misérables" e "My Fair Lady"). A história --conhecida por aqui pelo filme de 2008, com Meryl Streep-- se passa em uma bucólica ilha grega. Sophie está prestes a se casar e descobre três homens que podem ser seu pai: o arquiteto Sam, o empresário Harry e o aventureiro Bill. Resolve, então, convidá-los para seu casamento sem dizer nada a sua mãe, Donna.

O Melhor de Mim
Dez anos depois da escola, Jorge escreve um livro sobre a sua infância relatando o bullying que sofreu, ao lado de seu melhor amigo

Nariz Pra Fora D'Água
Para relatar fobias contemporâneas (como a síndrome do pânico) e a dificuldade em expor os olhos ao mundo, a atriz Gabi Brites se senta de costas para o público. Durante seu monólogo, a intérprete se revela aos poucos e conversa com o público por meio de dois monitores. Como não está de frente, tem o rosto projetado nas próprias costas e vê a plateia em telas a sua frente. Georgette Fadel dirige a montagem.

Novelo
O espetáculo dirigido por Zé Henrique de Paula discute questões e dramas do universo masculino. No texto, cinco irmãos se encontram em um hospital público. Lá está internado um homem que pode ser o pai que os abandonou por 20 anos. Os diálogos retratam situações do passado e do presente dos personagens.

Pomba Enamorada ou Uma História de Amor
Adaptação do conto "Pomba Enamorada ou Uma História de Amor", de Lygia Fagundes Telles, em que uma mulher independente busca viver um grande amor.

Crédito: Divulgação Cena do musical "Mamma Mia!", que conta com músicas do quarteto sueco Abba

Pornô - Falcatrua Nº 18.633
A peça retrata o reencontro dos personagens do filme "Trainspotting" (1996) dez anos mais tarde. Ao retornar a sua cidade natal, Sicky Boy arquiteta falcatruas e se envolve na produção de um filme pornográfico. A história se passa em uma mesa de bar, e o público pode participar da festa que acontece após a apresentação. Com Ana Nero, Fábio Ock, Sérgio Guizé e outros.

Roberto Zucco
Inspirada na história real do "serial killer" italiano Roberto Succo, a peça da cia. Os Satyros retrata um anti-herói que desafia os conceitos morais. O texto do francês Bernard-Marie Koltès questiona os valores da sociedade contemporânea. Para as várias cenas, as arquibancadas móveis são deslocadas pelo próprio elenco. Pela direção, Rodolfo García Vázquez venceu o Prêmio Shell.

Romeu e Julieta
A tragédia de Romeu e Julieta ganha uma montagem intimista e atemporal, que leva a plateia a se encontrar com as possibilidades do amor.

Seis Aulas de Dança em Seis Semanas
Michel (Tuca Andrada), um professor de dança de 45 anos, se esforça para aparentar 35. Seu universo de cinismo é desmascarado por sua aluna Lily (Suely Franco), uma senhora de 72 anos apaixonada pela vida e pela arte da dança. O encontro gera discussões sobre temas como amizade, velhice, solidão e vaidade. A trilha sonora em ritmos como tango, foxtrote, valsa e chá-chá-chá é acompanhada pela coreografia de Carlinhos de Jesus.

Crédito: João Caldas/Divulgação Atores Tuca Andrada e Suely Franco em cena de "Seis Aulas de Dança em Seis Semanas"

A Serpente
O grupo Gattu se dedica à pesquisa sobre o universo de Nelson Rodrigues e realiza montagens em que estão presentes elementos do circo, da dança e da música. Duas irmãs tentam se equilibrar diante das adversidades de seus casamentos, em meio a sedução, ciúme, inveja e erotismo. Última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978. O Grupo Gattu tem 11 anos de existência e costuma montar textos de autores importantes para a cultura nacional.

Serpente Verde, Sabor Maçã
Na tragicomédia de Jô Bilac ("Rebu", "Savana Glacial") e Larissa Câmara, a Senhora G. recebe pessoas para um chá. Dependendo do comportamento do convidado e de da postura que assume em sua vida, a anfitriã decide ou não colocar veneno na bebida do visitante. A montagem é livremente inspirada no universo do diretor de cinema norte-americano Tim Burton.

O Silêncio das Quimeras
Um professor dá uma aula sobre um visionário que escapou dos campos de concentração, lutou contra a ditadura brasileira e, um dia, desapareceu, deixando estranhos manuscritos sobre discos voadores.

O Silêncio Depois da Chuva
Um espaço familiar é recriado em uma casa de paredes de concreto, sem móveis, na qual a chuva parece ininterrupta. Uma mãe e dois filhos se reúnem, temendo ou esperando a tormenta passar, e conectam-se ao mundo exterior e aos segredos que escondem no porão em diferentes momentos. Aos poucos, o ambiente cotidiano e caseiro se transforma em um lugar onírico. O texto do jovem dramaturgo Gustavo Colombini foi selecionado dentro do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. A direção é do premiado Leonardo Moreira, da Cia. Hiato (de "Cachorro Morto", "Escuro" e "O Jardim").

Tomo Suas Mãos nas Minhas
O dramaturgo Anton Tchekhov (1860-1904) vira personagem (na pele de Roberto Bomtempo) de sua própria história e tem seus pensamentos e sentimentos destrinchados na peça. O texto da norte-americana Carol Rocamora parte das correspondências entre o escritor e a atriz Olga Knípper (Miriam Freeland), com quem foi casado, para compor a trama, que tem início com o encontro do casal, em uma leitura de "A Gaivota" no Teatro de Arte de Moscou. A partir daí, o espetáculo costura diferentes facetas de Tchekhov: das suas angústias como escritor à sua relação com a tuberculose. O texto chegou a ganhar uma montagem, em 2004, em Paris, pelas mãos do inglês Peter Brook.

Trair e Coçar É Só Começar
A comédia de situações tem na empregada Olímpia sua personagem central, que envolve seus patrões numa série de confusões sobre adultério. A peça está há 25 anos em cartaz.

Três Homens Baixos
Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcellos e Orlando Vieira estrelam esta comédia de costumes sobre as facetas do universo masculino. A homossexualidade, a impotência e a traição são aspectos do machismo brasileiro levados com muito humor ao palco.
Jonas Bloch foi ator da primeira montagem, há dez anos, e, agora, dirige o espetáculo.

Crédito: Divulgação A atriz e diretora Maria Alice Vergueiro em cena do espetáculo "As Três Velhas", do chileno Alejandro Jodorowsky

As Três Velhas
A peça conta a história fabulística de duas marquesas decadentes e octogenárias. Melissa e Graça vivem em uma mansão em ruínas e são vigiadas pela centenária criada Garga (Maria Alice Vergueiro). Parecem ser salvas do desgosto ao receberem um convite para se tornarem garotas-propaganda. Elas ainda são cercadas por uma figura dúbia e misteriosa. Por sua atuação, Luciano Chirolli recebeu o Prêmio Shell.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais