Ana Botafogo é coreógrafa de peça sobre doenças mentais

Com coreografia assinada pela bailarina Ana Botafogo, o espetáculo "Nise da Silveira - Senhora das Imagens" acaba de entrar em cartaz no teatro Eva Herz (centro de São Paulo), com sessões às quartas e quintas-feiras, até 29 de março.

Revolucionária psiquiatra, Nise da Silveira foi quem implantou no Brasil, na primeira metade do século 20, métodos artísticos, como pintura e modelagem, no tratamento de pacientes com doenças mentais como a esquizofrenia, confrontando os polêmicos tratamentos com eletrochoques utilizados na época.

Ela foi a responsável pela implantação dos ateliês de pintura nos centros psiquiátricos brasileiros.

A peça, protagonizada pela atriz Mariana Terra, aborda fatos marcantes da vida da médica alagoana, como sua chegada ao Rio de Janeiro em 1927, bem como sua amizade com o escritor Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos e a relação com o psicanalista Carl G. Jung.

Crédito: Divulgação Mariana Terra em cena do espetáculo "Nise da Silveira - Senhora das Imagens", em cartaz no teatro Eva Herz
Mariana Terra em cena do espetáculo "Nise da Silveira - Senhora das Imagens", em cartaz no teatro Eva Herz

"Nise da Silveira - Senhora das Imagens" tem participações de Carlos Vereza(como Carl Jung), Ferreira Gullar, José Celso Martinez Corrêa, Ednaldo Lucena e Gilray Coutinho, que se inserem no espetáculo em vídeo ou vozes em off, dando tom contemporâneo ao monólogo.

A peça comemora 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, e tem direção e dramaturgia de Daniel Lobo.

Nise da Silveira - Senhora das Imagens - Eva Herz - av. Paulista, 2.073, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3170-4059. Estreia: 1º/2. Qua. e qui: 21h. Ingr.: R$ 50. Até: 29/3.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais