Seis peças de teatro celebram centenário de Nelson Rodrigues

Em agosto próximo, se fosse vivo, Nelson Rodrigues completaria cem anos. Morreu sem chegar a ser um "imortal" da Academia Brasileira de Letras.

Como diria o próprio Nelson, é o óbvio ululante: a imortalidade não lhe caía bem. Ele mesmo disse: "O homem só não anda de quatro porque morre; portanto, nada de subestimar a morte".

Tocado pelo espírito trágico e teatral até como cronista esportivo e torcedor fanático do Fluminense, afirmava, com sua peculiar ênfase, que "a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos".

Nascido em Recife, Nelson transpôs a barreira do efêmero e, em suas peças, deu a dimensão do eterno a temas como a morte, o amor, a tragédia humana, as relações familiares, o psiquismo, os mitos.

O Guia traz uma seleção das obras que marcam o início das homenagens ao centenário do dramaturgo. Todas as peças estarão em cartaz neste mês e algumas terão apresentações durante o Carnaval, uma boa oportunidade para conhecer o autor que nem a morte silenciou e é um marco do teatro moderno no país.

Crédito: Bob Sousa "17 x Nelson" crédito: Bob Sousa Legenda: Carol Carreiro (à frente) e Gabriela Fontana na peça "17 x Nelson"

17 x Nelson - Parte 2: Se Não É Eterno Não É Amor
As 17 peças que Nelson Rodrigues escreveu são apresentadas ao público com o uso de projeções, letreiros, narradores, microfones. Doze atores se revezam para mostrar os 60 personagens. Integra a mostra Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?
Informe-se sobre a peça

O Beijo no Asfalto
Um homem é atropelado por um ônibus e fica entre a vida e a morte. Porém, como último pedido, quer um beijo de um homem que parou para socorrê-lo. Integra a mostra Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?
Informe-se sobre a peça

A Serpente
O grupo Gattu se dedica à pesquisa sobre o universo de Nelson Rodrigues e realiza montagens em que estão presentes elementos do circo, da dança e da música. Duas irmãs tentam se equilibrar diante das adversidades de seus casamentos, em meio a sedução, ciúme, inveja e erotismo. Última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978. O Grupo Gattu tem 11 anos de existência e costuma montar textos de autores importantes para a cultura nacional.
Informe-se sobre a peça

Os Sete Gatinhos
Uma família inteira se sacrifica e se rebaixa para que a irmã mais nova, Silene, se case virgem, numa cerimônia suntuosa.
Informe-se sobre a peça

Valsa Nº 6
No monólogo, Sônia tenta se lembrar de quem doi e de como transcorreu sua morte.
Informe-se sobre a peça

Valsa Nº 6
O texto faz parte de suas obras de Nelson Rodrigues considerada pelos críticos como "psicológicas" e trata da história de Sônia, uma garota de 15 anos, obcecada pela "Valsa nº6", de Chopin. No desenrolar da história, a adolescente revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.
Informe-se sobre a peça

Crédito: Thales Garbin "Valsa no. 6" - de Dan Rosseto crédito: Thales Garbin legenda: A atriz Ligia Paula Machado, em "Valsa no. 6", na Casa das Rosas

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais