Musicais e peça com Gianecchini entram em cartaz; confira lista

Nesta semana, 18 espetáculos estreiam ou reestreiam em São Paulo. Confira a lista e programe-se:

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Nathália Corrêa e Miguel Hernandez em cena da peça "Paraíso"

PRÉ-ESTREIA

Um Violinista no Telhado
Em um vilarejo judaico em plena Rússia czarista, o leiteiro Tevye (José Mayer) tenta perpetuar a cultura e as tradições de seu povo, mas enfrenta a resistência de suas jovens filhas e precisa lidar com a hostilidade de ataques antissemitas. Baseada no musical da Broadway de 1964, a versão brasileira, dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, é uma superprodução com um elenco composto por 43 atores.

ESTREIAS

Amor Te Espero
Após a venda fracassada de um elixir, dois charlatões seguem viagem, mas seu caminhão quebra perto de um farol. Surge, então, uma mulher misteriosa que os convida para uma festa. Texto, direção e interpretação de Vinícius Piedade.

Identidade (...)
Um publicitário tem uma amnésia repentina quando assina contrato com uma empresa de sabão em pó para uma campanha chamada "identidade". Ele procura amigos da adolescência para saber se o que ainda lhe resta de memória é imaginação ou realidade.

Paraíso
Um casal (Miguel Hernandez e Nathália Corrêa) é forçado ao convívio eterno para acertar as contas de um longo relacionamento. A peça mostra cruamente as crises, os delírios, as agressões e as paixões de relacionamentos amorosos. Texto de Dib Carneiro Neto com direção de Antonio Abujamra.

Quarto 77
Um homem se isola em um quarto e é surpreendido por uma mulher, que aparece para dividir o cômodo com ele. A trama surreal testa os limites entre realidade e ilusão.

A Saga Musical de Cecília Desde as Priscas Eras Até os Dias de Hoje no Pedaço de Terra Dividida que Carrega o Seu Santo Nome
O show musical do grupo Folias faz uma analogia entre a paixão de Santa Cecília e as histórias da sede da companhia no bairro homônimo. Canções do repertório da trupe ganham novas versões, às quais se juntam outras inéditas criadas para o espetáculo. Com Betty Gofman e direção de Amir Haddad.

Sketchbook
Com uma mistura de teatro, dança, "parkour" e música, a peça é composta de esquetes criadas a partir de rascunhos (nunca encenados) de espetáculos do do coreografo e bailarino Diogo Granato.

Crédito: Sérgio Lima/Folhapress O neto do Slvio Santos, Tiago Abravanel, interpreta Tim Maia em musical

Tim Maia - Vale Tudo, o Musical
A história de Tim Maia desde a infância no bairro carioca da Tijuca, passando pelo período em que aderiu à ideologia "Racional" e pela formação da banda Vitória Régia. Sucessos como "Vale Tudo", "Primavera" e "Não Quero Dinheiro" estão em cena. Baseado no livro de Nelson Motta. A direção é de João Fonseca. Tiago Abravanel vive o cantor no musical.

A Travessia da Calunga Grande
Um navio negreiro em trânsito entre Brasil e África é o ponto de partida para entender a formação do povo brasileiro. A peça fecha a trilogia sobre morte e renascimento da Cia. Livre iniciada com "Vem-Vai - O Caminho dos Mortos" (2007) e "Raptada pelo Raio" (2009). Direção de Cibele Forjaz.

A Vingança do Espelho
Parte do projeto Trilogia do Riso, que conta a trajetória pessoal e profissional de grandes damas das comédias e das chanchadas, a peça mostra a história da atriz Zezé Macedo, que consolidou sua carreira em programas televisivos.

REESTREIAS

Cruel
Com outro título e cortes no texto, a peça "Os Credores", do dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912), ganha montagem com novo nome. A história retrata jogos de manipulação entre três personagens que se encontram em um hotel: Adolfo (Erik Marmo), um pintor inseguro, sua mulher, Tekla (Maria Manoella), uma sedutora escritora, e Gustavo (Reynaldo Gianecchini), ex-marido de Tekla. As cenas acontecem sempre com apenas dois atores no palco.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Os atores Erik Marmo, Maria Manoella e Reinaldo Gianecchini no cenário da peça "Cuel", com direção de Elias Andreato

Deadly
Unindo teatro, dança e circo, o Circo Mínimo encena a relação entre um casal, por meio de uma narrativa quase sem textos. No enredo, o circo representa os perigos das relações amorosas em oposição à alegria conquistada pela sensação de liberdade. Integra a mostra de repertório do grupo.

Dona Flor e Seus Dois Maridos
O espetáculo começa com a morte de Vadinho, em pleno sábado de Carnaval. Sua viúva, Flor acaba se casando novamente e, depois de um ano, ela passa a ver Vadinho em sua cama. Com Carol Castro, Marcelo Faria e outros.

Literatura Contemporânea
O dilema de um escritor que tenta cultivar o ócio criativo, mas precisa cumprir as obrigações da vida prática é abordado pela peça, uma adaptação do texto homônimo de Fernando Bonassi. Enquanto sua esposa vai ao trabalho e os filhos do casal estão na escola, o artista precisa organizar suas ideias para redigir uma coluna diária. Texto e direção de Fernando Bonassi.

Manter em Local Seco e Arejado
Espetáculo de estreia do coletivo [pH2]: Estado de Teatro, mostra um mundo alagado, em que a água surge em todos os lugares e os personagens precisam se adaptar a esta nova realidade.

R&J de Shakespeare - Juventude Interrompida
Com direção de João Fonseca, a peça se passa em um colégio interno, no qual alunos (todos meninos) encenam a história de Romeu e Julieta com recursos encontrados no ambiente escolar. O texto é de Joe Calarco.

Suicídio Patrocinado
A comédia conta a historia de um homem que vê no suicídio a única saída para se livrar das dívidas e da mulher.

As Troianas - Vozes da Guerra
Adaptação da tragédia de Eurípedes (sobre o conflito de Troia, ocorrido em 1.250 a.C.) para a época da Segunda Guerra Mundial -as sobreviventes troianas simbolizam judias arrasadas pelo horror do Holocausto. As personagens femininas não têm falas, apenas cantam e se expressam com movimentos do corpo. Cabe aos homens os diálogo, que, nas temporadas anteriores, eram feitos em alemão e, agora, ganham versão em português.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais