Confira quais as peças mais bem avaliadas pelos críticos

Se você está na dúvida de qual peça assistir nesta semana, confira quais as peças consideradas boas ou ótimas pelos críticos da "Iustrada" e programe-se.

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook

Crédito: Sérgio Lima/Folhapress O neto do Slvio Santos, Tiago Abravanel, interpreta Tim Maia em musical, considerado ótimo pela crítica


ÓTIMO

Cada um com Seus Pobrema
No monólogo cômico, Marcelo Médici apresenta, por meio de nove personagens, as agruras da profissão de ator. Vista por mais de 500 mil pessoas desde a estreia, em 2004, a peça traz de volta aos palcos --após um ano parada-- os trejeitos e trapalhadas do corintiano Sanderson, da Mãe Jatira, da Tia Penha, da Smurfete e do Mico Leão Dourado, entre outros. Tudo em meio a muito improviso, novas piadas e temas atuais.

O Idiota - Uma Novela Teatral
Vencedor do Prêmio Especial da APCA (Associação Paulista de Críticos) em 2010, o espetáculo é baseado em 12 capítulos do livro "O Idiota", do russo Fiódor Dostoiévski. A história gira em torno do príncipe Míchkin, um homem essencialmente bom e ingênuo que volta a São Petersburgo após tratar sua epilepsia. A trama é apresentada em três partes. A direção é de Cibele Forjaz.

Orfeu Mestiço - Uma Hip-Hópera Brasileira
Resultado de três anos de pesquisa, o espetáculo mistura a ópera a elementos da cultura popular urbana. Seis atores encenam o retorno de um político ao seu passado, ligado à ditadura militar. A narrativa ocorre em três planos: a realidade, a memória e o imaginário. O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos tenta unir o teatro épico com o hip-hop. Cenários de Daniela Thomas.

Tim Maia - Vale Tudo, O Musical
Em blocos temáticos, a peça conta a história do cantor Tim Maia (vivido por Tiago Abravanel), desde a infância no bairro carioca da Tijuca, passando pela formação da banda Vitória Régia. Integram o repertório do musical sucessos como "Vale Tudo", "Azul da cor do Mar" e "Primavera". Baseada no livro de Nelson Motta, a peça tem direção de João Fonseca.

Um Violinista no Telhado
Em um vilarejo judaico da Rússia czarista, o leiteiro Tevye (José Mayer) luta para perpetuar as tradições e lidar com a hostilidade de ataques antissemitas. A direção e a adaptação são da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho.


Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Atores Reynaldo Gianecchini, Erik Marmo e Maria Manoella na peça "Cruel", considera boa pela crítica

BOM

Adultérios
A comédia do cineasta Woody Allen (que tem sua primeira montagem no Brasil) se passa em Nova York e retrata o encontro entre o roteirista de cinema Jim Swain (Norival Rizzo) e um típico "homeless" americano, Fred (Fabio Assunção). Jim está à espera de sua amante, para terminar o relacionamento. Fred puxa uma conversa aparentemente trivial, até que acusa Jim de ter roubado sua história para escrever o roteiro de seu mais recente filme, sucesso de bilheteria.

12 Homens e Uma Sentença
Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica sala de júri. Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredito unânime, o rapaz pode ser condenado à morte.

Cruel
Com outro título e cortes no texto, a peça "Os Credores", do dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912), ganha montagem com novo nome. A história retrata jogos de manipulação entre três personagens que se encontram em um hotel: Adolfo (Erik Marmo), um pintor inseguro, sua mulher, Tekla (Maria Manoella), uma sedutora escritora, e Gustavo (Reynaldo Gianecchini), ex-marido de Tekla. As cenas acontecem sempre com apenas dois atores no palco.

Literatura Contemporânea
O dilema de um escritor que tenta cultivar o ócio criativo, mas precisa cumprir as obrigações da vida prática é abordado pela peça, uma adaptação do texto homônimo de Fernando Bonassi. Enquanto sua esposa vai ao trabalho e os filhos do casal estão na escola, o artista precisa organizar suas ideias para redigir uma coluna diária.

A Família Addams
Inspirado nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams, o musical mostra uma bizarra e macabra família. Na trama, Wandinha (Laura Lobo), a filha mais nova do casal Gomez (Daniel Boaventura) e Morticia (Marisa Orth) apaixona-se por um doce e inteligente jovem de uma família tradicional. Para os pais, Gomez e Morticia, o acontecimento vira a casa de cabeça para baixo, já que são forçados a organizar um jantar para o jovem e sua família.

O Filho Eterno
No monólogo da companhia Atores de Laura, inspirado no romance de Cristovão Tezza, um homem precisa lidar com o desafio da paternidade. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões da trama.

Hair
Durante a Guerra do Vietnã, uma tribo de hippies de Nova York apresenta suas personalidades distintas, seus dilemas e seu peculiar estilo de vida. A trama principal gira em torno de Claude, jovem convocado para a batalha, seu amigo Berger, uma espécie de líder da tribo, a grávida Jeanie e a idealista Sheila. O musical já teve uma adaptação para o cinema, em 1979, dirigida por Milos Forman.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais