Confira boas peças gratuitas em cartaz em SP

Não é preciso pagar valores absurdos para assistir a uma boa peça de teatro. O "Guia" selecionou oito boas montagens grátis em cartaz em São Paulo. Confira e programe-se.

Crédito: Zanone Fraissat/Folha Imagem Atores da Companhia do Latão em cena no do espetáculo "Ópera dos Vivos"

Barafonda
O espetáculo itinerante percorre as ruas da Barra Funda, onde está localizada a sede da companhia São Jorge de Variedades, para contar a história do bairro. Passagens das tragédias gregas "Prometeu Acorrentado" e "As Bacantes" compõem a dramaturgia da montagem, da qual participam moradores da região. A peça começa na praça Marechal Deodoro, passa pelo elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, e atravessa a linha do trem.

Coração na Bolsa
Com uma mistura de "nonsense" e humor negro, a história retrata um homem que trai sua mulher (com o conhecimento dela). Geniosa e articulada, ela trama para que o marido mate sua amante. A peça é resultado da nova safra de autores revelados pelo Núcleo de Dramaturgia do Sesi-SP.

As Desgraçadas
Inspirado na obra "As Criadas", de Jean Genet, a peça altera os personagens e os problemas, mas mantém a temática. Em cena, a tensão do relacionamento entre duas empregadas e uma patroa.

Detritos de Ensaio
A partir de 44 textos trágicos (de Ésquilo a Heiner Müller), o grupo II Trupe de Choque constrói o espetáculo junto com o público.

Menor que o Mundo
Na peça juvenil, a companhia Nau de Ícaros mostra sete personagens que carregam o engenho, a ironia e a melancolia do escritor Carlos Drummond de Andrade.

Ópera dos Vivos
Dividido em quatro atos, o espetáculo da Cia. do Latão compara a produção cultural brasileira atual com a dos anos 1960. "Sociedade Mortuária" acontece em um palco de semiarena que que lembra um canteiro de obras e o antigo teatro do Centro Popular de Cultura (da UNE). A história acompanha uma camponesa com dificuldades para enterrar o marido. "Tempo Morto" é um filme, uma espécie de "Terra em Transe" (clássico de Glauber Rocha de 1967) às avessas. A trama mostra um banqueiro que tem um "intervalo esquerdista" e se envolve com movimentos sociais. Em "Privilégio dos Mortos", um show traz referências ao tropicalismo. Já "Morrer de Pé" faz uma sátira da televisão contemporânea.

Prometheus - A Tragédia do Fogo
A Cia. Teatro Balagan articula, a partir de estudos e improvisações dos atores, diversas fontes sobre o mito grego de Prometeu, sobre a origem da raça humana. A dramaturgia da Leonardo Moreira (diretor da Cia. Hiato) traz referências também a poemas e trechos de obras de autores como Goethe, Franz Kafka, Pirandello, André Gide e Kazantzákis. A encenação também traz influências da música e da dança.

As Troianas - Vozes da Guerra
A peça do Núcleo Experimental de Teatro transpõe para os campos de concentração nazistas a tragédia grega de Eurípides, em uma encenação que privilegia o trabalho corporal_as personagens femininas se expressam por meio de canções.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais