'Mudança de Hábito': saiba curiosidades sobre o musical e bastidores

A partir desta sexta (6), chegam aos palcos paulistanos duas grandes atrações.

A primeira delas é a versão brasileira do musical "Mudança de Hábito", da Broadway, que fará temporada no Teatro Renault.

A segunda, a MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo ), que reúne 12 peças, de nove países: Brasil, Colômbia, Itália, Rússia, Israel, Ucrânia, Suíça, Alemanha e Holanda.

Sobre o musical, do qual acompanhamos o ensaio, veja, além do serviço, curiosidades de bastidores e uma conversa com a diretora Fernanda Chamma.

Já da MITsp, que em sua segunda edição busca aproximar teatro e cinema e tratar de zonas de conflito, confira a programação, que vai até 15/3. Os ingressos estão acabando -fique atento.

Bons espetáculos.



SOLTE A VOZ!

A atriz Whoopi Goldberg alcançou o estrelato com o filme "Mudança de Hábito", de 1992. A história agora chega aos palcos paulistanos. Adaptado do musical da Broadway, de Nova York, o espetáculo teve estreia para convidados na quinta (5) e recebe o público a partir desta sexta (6).

"A peça já vem com um molde", afirma Karin Hils, que interpreta a protagonista Deloris. "Mas com certeza o filme está muito mais próximo dos brasileiros, então busquei referências nele."

Na trama, Deloris é uma cantora que vê o namorado Curtis matar uma pessoa. Para protegê-la, a polícia a esconde em um convento, onde ela deve se disfarçar de freira.

Driblando a autoridade da Madre Superiora (Adriana Quadros), Deloris transforma drasticamente o coral da igreja, introduzindo nele uma mistura de disco, soul e funk.

Canções do filme, como a icônica "Oh Happy Day", versão na voz de Lauryn Hills, não estão na peça. Mas acredite: a trilha sonora, de Alan Menken (vencedor de oito Oscar) e Glenn Slater, não deve em nada à do cinema. A versão brasileira é de Bianca Tadini e Luciano Andrey, com direção musical de Vânia Pajares.

Ainda sem data definida de término, o musical deve ficar em cartaz até julho.

Informe-se sobre a peça


Make & Figurino

Não é incrível quando um ator sai de cena e, um minuto depois, volta ao palco com outro visual? Isso não acontece em um passe de mágica: as equipes de figurino e de maquiagem estão a postos para fazer trocas rápidas -algo parecido com o pit stop da Fórmula 1.

Há uma coreografia atrás da cortina, para que tudo seja feito em sincronia. "Nós ensaiamos mesmo", conta Simone Momo, responsável pela maquiagem e perucas. "São três pessoas que fazem a troca rápida, que dura 30 segundos".

A perucaria guarda as cabeleiras falsas, todas inspiradas no visual dos anos 1970.

"O padrão veio de Londres. Mas nós tiramos o molde de cada ator e construímos a peruca. Aplicamos fio a fio", diz Simone.

A maquiagem é relativamente simples: quando estão caracterizadas de freiras, as atrizes não usam nem pó de arroz.

A ausência de maquiagem realça o figurino: o clássico hábito preto e branco. A falta de cores é compensada pelas roupas brilhantes de Deloris, exibidas quando a personagem ainda é uma cantora de disco.
Com o avanço -e a modernização- do coral, até os hábitos ganham destaques brilhosos.

Assim como as perucas, as peças de figurino são baseadas nos padrões da Broadway. "Existe uma tabela de tamanhos. Quando decidimos o elenco aqui, tiramos as medidas e pedimos as roupas", relata Chris Basilio, produtora de figurino. A equipe pode fazer ajustes nas peças, que já vêm prontas, sem causar grandes mudanças.

"Construímos por inteiro apenas alguns figurinos da Deloris. Foi um cuidado a mais com a protagonista. A mulher brasileira tem formas diferentes das estrangeiras", ressalta Chris.


Na Cadeira da Diretora

Diretora e coreógrafa, Fernanda Chamma é, ao lado do norte-americano Jerry Zacks, a comandante brasileira de "Mudança de Hábito". Direção compartilhada não é novidade para ela, que já encabeçou no Brasil e
na Argentina "A Família Addams", que também veio de fora.

"Guia" - Como é o seu trabalho ao lado da equipe estrangeira? Você pode mudar aspectos do espetáculo?
Fernanda Chamma - A equipe do Jerry Zacks já vem com o padrão pronto. Eles adaptam o musical de acordo com o nosso material. Meu trabalho é ajudá-los nisso.

Como é essa adaptação?
É algo muito interessante. Como não entendem o português, eles se guiam pelo som da fala. Eles testam melodias, piadas, tudo só de ouvido. Só que existem algumas coisas que funcionam em inglês e perdem o efeito em português. Por exemplo, no texto americano, a atriz pergunta "Quer um Rivotril?", com entonação aguda. Aqui não funciona. A pergunta tem que ser feita em um tom mais grave, porque não é algo feliz. Então, dou toques nesse sentido.

Em "A Família Addams", havia algumas piadas especificamente brasileiras...
Isso, claro, parte da equipe daqui. Em "Mudança de Hábito", também há piadas brasileiras, que eu substituí no texto original, que tinha referências de fora. É importante que o público se identifique com o espetáculo. No caso de "A Família Addams", eu até atualizei piadas ao longo da temporada. Por exemplo, se alguma música ficou muito famosa ou se um vídeo viralizou na internet, eu adicionei na peça. Acredito que isso seja
um carinho com o público. A montagem fica em cartaz por um ano; é preciso mantê-la atual.

Você precisa pedir permissão para mudar essas falas no meio da temporada?
Não, porque são detalhes muito pequenos, que não comprometem o padrão da obra. E a equipe estrangeira nos dá muita liberdade para isso. É importante dar essa pincelada brasileira.

Você acha que o aprendizado é mútuo, tanto para a equipe brasileira quanto para a estrangeira?
Sim, eles também aprendem muito conosco. Consideram os brasileiros, inclusive, uma das melhores equipes de musicais do mundo.


CEP FIXO

Os atores estão acostumados a trocar de teatro. Três profissionais do elenco de "Mudança de Hábito", contudo, conseguiram ter residência fixa: eles integravam a equipe de "O Rei Leão", que ficou em cartaz no Teatro Renault em 2013 e em 2014. Conheça-os:

Cesar Mello
Em "O Rei Leão", interpretava o amoroso e sábio Mufasa. Em uma troca drástica de papéis, ele agora é Curtis, o vilão de "Mudança de Hábito"

Tiago Barbosa
Carioca do Vidigal, ficou conhecido como o Simba. Agora é TJ, sobrinho e capanga de Curtis. No palco, arrisca o passo "moon walk", popularizado por Michael Jackson

Josi Lopes
Destacou-se no papel da leoa Nala. Em "Mudança de Hábito", é uma das "groupies" de Deloris. Assume o papel da protagonista quando Karin Hils não está

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais