Mariana Ximenes e Marcelo Médici estreiam em SP; veja novidades

Nesta semana, 17 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Marcelo Krasilcic/Divulgação A atriz Mariana Ximenes em cena da peça "Os Altruístas", que marca seu retorno aos palcos após nove anos

ESTREIAS

Os Altruístas
Sydney é uma estrela de novela à beira de um ataque de nervos. Famosa e desequilibrada, ela comete uma atitude extrema após conviver e sustentar um grupo de jovens engajados em causas sociais.

As Cegas
Com poucas palavras, o espetáculo mescla teatro, dança e música, e discute consumo, drogas e alienação. A linguagem da peça se inspira no cinema mudo e em filmes em que o trabalho corporal prevalece, como nas obras do francês Jacques Tati. Também há referências ao aspecto "nonsense" dos desenhos animados. A trama retrata os encontros e desencontros entre uma psiquiatra, uma cega e a morte.

Crédito: João Caldas/Divulgação Os atores Xuxa Lopes e Pedro Henrique Moutinho em cena da peça "Crônica da Casa Assassinada", que tem direção de Gabriel Villela

Crônica da Casa Assassinada
Baseado no romance homônimo de Lúcio Cardoso, que utiliza de cartas e diários para criar uma narrativa que acompanha a trajetória de uma família mineira, aristocrata e decadente.

Eu Era Tudo pra Ela... E Ela me Deixou
Depois que sua mulher pediu o divórcio, Samuel vai parar num submundo, encontrando bandidos, bêbados e uma prostituta com tendências suicidas.

Meire Love
Três atores interpretam garotas que se prostituem nas ruas de uma cidade turística do Nordeste. Sentados em cadeiras, os atores do grupo Bagaceira de Teatro revelam os sonhos de menina por trás da aparência de vida adulta.

Na Real
A partir de cenas curtas, trechos musicais e monólogos, a peça apresenta a vida de jovens adolescentes, suas angústias e sonhos, ansiedades e amores.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Os atores Ricardo Tathsam (esq, de camisa xadrez) e Marcelo Médici em cena da peça "Eu Era Tudo Para Ela e Ela Me Deixou"

Píramo e Tisbe
A peça busca na mitologia greco-romana razão para um mergulho nas raízes da psiquê humana por meio da trágica lenda de dois amantes que, como Romeu e Julieta, são separados pelo destino.

Quem Disse que Inês é Morta?!
Em esquetes cômicos, a atriz explora diferentes perspectivas sobre a história de Inês de Castro --dama da corte espanhola, que morreu degolada por causa de um amor proibido.

REESTREIAS

45 Minutos
Em um palco vazio, um ator entretém o público sem uma trama em que se sustente. O monólogo questiona se o teatro ainda pode proporcionar uma experiência potente e transformadora.

Crédito: Guga Melgar/Divulgação Caco Ciocler (foto) provoca a plateia durante o monólogo "45 Minutos", que reestreia no Espaço Parlapatões

Crusoé - Um Espetáculo sem Palavras
O espetáculo sem texto conta a história de um homem que, após ficar preso em uma ilha deserta, tenta desenvolver suas habilidades.

Estranho Casal
Félix é um sujeito neurótico que acaba de se separar da mulher e vai morar com Oscar, o amigo que só pensa em desfrutar da solteirice. Completamente diferentes, a convivência da dupla não só os perturba como também quase os leva à loucura.

Crédito: Divulgação Os atores Edson Fieschi e Carmo Dalla Vecchia em cena da peça "Estranho Casal", que reestreia em São Paulo em 16/9

Parem de Falar Mal da Rotina
O espetáculo reúne alguns poemas das obras "Eu Te Amo e Suas Estreias", "A Fúria da Beleza" e "O Semelhante", de autoria da atriz, para propor uma reflexão sobre o cotidiano.

ESPECIAL

3ª Mostra de Mímica Contemporânea
O tema da mostra é "Duas décadas sem o pai da mímica moderna, Étienne Decroux" e terá a participação de Marise Flach, primeira assistente de Decroux e professora do Piccolo Teatro di Milano. A programação trará companhias e artistas brasileiros e estrangeiros, além de palestras.

4º Encontro Comunitário de Teatro Jovem
O Instituto Pombas Urbanas organiza a mostra que tem a participação de diversos grupos de teatro nacionais, um da Colômbia e o diretor cubano Rolando Hernandez.

6ª Palhaçaria Paulistana
Entre quarta-feira (21) e domingo (25), o vale do Anhangabaú recebe mais de 250 artistas de circo que se apresentam em uma lona montada no local. A abertura a sexta edição do Palhaçaria conta com a participação dos palhaços franceses Cracra & Momo. Entre os destaques também estão a tradicional dupla Bacalhau e Mingau, os modernos números dos Irmãos Becker e o palhaço Picoly, 86 anos de idade e 80 de atuação.

Festival de Teatro Cidade de São Paulo
A terceira edição da mostra competitiva de teatro infantil e adulta. O melhores espetáculos ganharão uma temporada de quatro semanas no mesmo Teatro União Cultural.

Mostra do Folias 2011 - O Mundo É o Que se Vê de Onde Está
A mostra inclui espetáculos de coletivos da capital e do interior. Após as apresentações, haverá conversas com os artistas. No sábado (17) e no domingo (18), o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos encena "Vai te Catar". No dia 17/9, terá "A Arte da Representação ou Como Ser Verdadeiro Mentindo e Vice-Versa", de Dagoberto Feliz, Bete Dorgam e Esio Magalhães. Nos dias 24 e 25/9, a cia. São Jorge de Variedades apresenta "Quem não Sabe Mais Quem É o que É e Onde Está, Precisa se Mexer". Em 1º e 2/10, o grupo Forfé de Teatro mostra "Sobre Meninos Mendigos e Poetas". E, em 8 e 9/10, Os Gerados mostram a peça "Números".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais