São Paulo assiste a outras duas versões do texto de Hamlet

Crédito: Divulgação
"Amleto - Na Carne o Silêncio" traz sete atores em diferentes papéis

Em um tempo em que processos dramatúrgicos e criações coletivas estão na ordem do dia, não é sempre que a cidade pode ver os clássicos no palco. Além da encenação de Aderbal Freire-Filho, nesta semana, o público paulistano também pode assistir a outras duas leituras, bastante distintas, da mesma tragédia de Shakespeare.

"Amleto - Na Carne o Silêncio"

Depois de passar pelo Festival Internacional de Londrina (Filo), a companhia italiana Laboratorio di Pontedera chega à cidade na quinta-feira (26), para quatro apresentações (com legendas em por­tuguês) de "Amleto - Na Carne o Silêncio".

Releitura do diretor Roberto Bacci para a tragédia shakespeariana, a montagem traz sete atores que se revezam para viver os diferentes papéis. Masca­rados e vestidos como duelistas, os intérpretes utilizam a luta de espadas --momento final do texto original de "Hamlet" --como mote para toda a concepção cênica. Desde a primeira cena, a esgrima surge como forma de conduzir os conflitos do príncipe angustiado.

O cenário, composto de uma grandiosa estrutura de ferro, trata de retirar do es­petáculo qualquer referência de espaço ou tempo.

Confirma mais informação sobre o evento

Crédito: Divulgação
Grupo tablado de Arruar também prepara sua versão teatral para o clássico do bardo inglês

"Hamlet 1989"

Reconhecido por seus trabalhos de investigação dos problemas da cidade, o grupo Tablado de Ar­ruar também prepara sua versão para o clássico do bardo inglês. Ainda em processo de criação, "Hamlet 1989" terá algumas de suas cenas apresentadas ao público na quarta-feira (25).

Construída a partir da dramaturgia de Alexandre del Farra, a montagem transporta o personagem --título da peça de Shakespeare para São Paulo, que surge ressaltada como uma metrópole da periferia do capitalismo.

Na adaptação, dirigida por Rodolfo Amorim, o jo­vem Hamlet está perdido e oscila entre sua cons­
ciência clarividente e a ausência de meios para in­tervir concretamente na realidade que o cerca.

Sesc Consolação - entrada pela r. Cesário Mota Júnior, 498, Vila Buarque, região central, tel. 0/xx/11/3234-3000. Qua.: 20h. Única apresentação. Retirar con­vites 30 min antes da apresentação. Grátis. 40 min. Livre.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais