"Fragments", de Peter Brook, sublinha o humor de Samuel Beckett

É um Peter Brook cada vez mais devotado à simplicidade que os paulistanos poderão ver em "Fragments", espetáculo que chega nesta quinta-feira (3) ao Sesc Santana para quatro sessões (os ingressos já estão sendo vendidos).

Crédito: Pascal Vitor/Divulgação
O ator Marcello Magni em cena do espetáculo que terá quatro sessões no Sesc Santana

Na montagem criada em 2006, o encenador inglês costura quatro peças curtas ("Rough for Theatre I", "Rockaby", "Act without Words II", "Come and Go") e um poema ("Neither") de Samuel Beckett. O resultado condiz com o caminho minimalista de seus últimos trabalhos, sem adornos, com o palco nu e apenas três atores de sua companhia em cena: Hayley Carmichael, Marcello Magni e Khalifa Natour.

"Em Beckett, toda a grandeza e a exuberância que percebíamos em Shakespeare se torna algo linear, num tom mais introvertido. Ele é mais econômico que Tchecov. E isso me interessa muito", declarou o diretor sobre o espetáculo, em entrevista publicada no catálogo do Festival Internacional de Teatro de Londrina.

Em uma das histórias, três velhas senhoras trocam fofocas e lembranças de seus anos de juventude. Em outra, dois homens vivem em sacos de lixo e repetem à exaustão ações irrelevantes. O que emerge do mosaico, e tem sido saudado pela crítica internacional, é a exploração de um Beckett pouco usual. Os intérpretes adquirem feições de clown e dão relevo à comicidade dos movimentos para apresentar cenas nas quais o autor de "Esperando Godot" flerta com a leveza e o humor.

Lá ainda estão os sinais da melancolia de Beckett, mas Brook tenta distanciar o dramaturgo irlandês dos rótulos de pessimista e negativo que lhe são comumente atribuídos. O que o diretor sublinha nas breves narrativas é a crença do autor na possibilidade do contato humano.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Direção: Peter Brook. Onde: Sesc Santana. Classificação etária: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais