Francisco Medeiros monta texto inédito de autor israelense

"Réquiem", peça que o diretor Francisco Medeiros leva ao CCSP a partir desta terça-feira (27), revela ao público brasileiro a obra do autor israelense Hanoch Levin (1943-1999). Apesar de inédita no país, a dramaturgia de Levin não deve provocar estranhamento na plateia mas uma reação de velha familiaridade, já que neste texto o escritor se inspira abertamente em três contos do onipresente Anton Tchecov.

Crédito: Pablo Ferreira/Divulgação

"Levin consegue combinar a ironia fina de Tchecov a um humor tipicamente judeu, uma visão ácida, arguta, além de impregnar o texto de um desavergonhado lirismo", diz Medeiros sobre o dramaturgo, que deixou uma obra de mais de 60 peças.

Dividida em 15 cenas curtas, a história versa sobre a desilusão de um marceneiro, artesão de caixões, que, ao chegar à velhice, depara-se com a solidão e a sucessão de perdas que acumulou ao longo dos anos.

A morte da mulher com a qual conviveu por 52 anos, mas que nunca lhe despertou um gesto de afeto, desencadeia um gradativo processo de sensibilização que culminará com o enfrentamento de sua própria morte.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

Direção: Francisco Medeiros. Duração: 60 minutos. Classificação: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais