Angela Dip se aventura na comédia em pé e inova em "La Putanesca"

A gaúcha Angela Dip solta a língua ao falar sobre sexo e comida em "La Putanesca", que integra a 1ª Mostra Paulista de Stand-Up, no teatro Nair Bello, localizado no shopping Frei Caneca (região central). O texto surgiu de anotações da atriz a partir de pensamentos dela e de comentários das amigas.

Crédito: Mário Fontes/Divulgação
"La Putanesca" pode ser conferido às quintas-feiras, até 12 de março

Dip levou dois meses para transformar o material num show de stand-up. "Mas até hoje estou revendo o texto. É um trabalho menos autobiográfico e mais pornográfico", afirma.

Conhecida pelo visual pink que exibia como a personagem Penélope do infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", a atriz conta que foi atraída para o stand-up pelo veterano Marcelo Mansfield (também em cartaz na mostra, com "Nocaute", aos sábados). Dip se preparou para o espetáculo frequentando shows do gênero em São Paulo --e chegou a participar de alguns.

Também chamado de comédia em pé, o stand-up pede que o humorista faça observações sobre o cotidiano sem encarnar personagens e sem elementos cênicos. "La Putanesca", no entanto, foge de alguns dos preceitos do filão ao usar música e marcações de luz, além de trazer Dip "montada" num figurino que não tem cara de dia-a-dia.

"Sou atriz e não humorista. Não consigo deixar de colocar uma luzinha, uma musiquinha. Mas já fiz 'La Putanesca' sem técnico, sem nada, e deu muito certo também". De acordo com Dip, o espetáculo tem se tornado cada vez mais stand-up desde a estreia, no ano passado.

"Eu sou iniciante, estou aprendendo ainda", afirma. Pode ser modéstia da atriz, que cria um espetáculo diferente e rico ao desrespeitar os limites do gênero.

Baixarias com estilo

Durante os cerca de 60 minutos de apresentação, a atriz se expõe ao falar baixaria --e provoca algum constrangimento no público, que está mais habituado a ver humoristas homens fazendo piadas sobre o órgão sexual masculino. "Deve existir um certo pé atrás com mulher [que faz comédia], acho pode ter um pouco de preconceito em quem vê mulher falando 'bagaceirice'."

Sobre a atual febre do stand-up na cidade, Dip avalia que "tem gente que vai ficar fã, tem quem vai enjoar", mas que o estilo é mais uma opção para o artista se expressar. "Só não vou deixar de fazer outras coisas para ficar só no humor."

O espetáculo "La Putanesca" pode ser conferido às quintas-feiras, sempre às 21h30, até o próximo dia 12 de março.

Teatro Nair Bello - r. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação, região central, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3472-2414. 202 lugares. Qui.: 21h30. Até 12/3. Ingr.: R$ 40. Não recomendado para menores de 14 anos.

Leia mais

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais