"Quixote", da Companhia dos Imaginários, tem sessões gratuitas

A Companhia dos Imaginários está em cartaz com o espetáculo "Quixote" até o dia 31 deste mês, com sessões às sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 20h, no teatro Paulo Eiró (região sul de São Paulo). Excepcionalmente, no próximo fim de semana as apresentações têm entrada gratuita.

Sob direção de René Piazentin, a montagem, inspirada na obra "Dom Quixote de La Mancha", não usa texto, apenas ação física e imagens.

Crédito: Divulgação
"Quixote" traz situações que traçam paralelos com o romance de Miguel de Cervantes

A peça propõe uma releitura do livro de Miguel de Cervantes usando na trilha sonora canções dos Beatles, Moby, Fred Zero Quatro e Prodigy.

No palco, são retratadas uma série de situações que traçam paralelos com momentos importantes do romance, como o enlouquecimento de Quixote, após a excessiva leitura de novelas de cavalaria, seu rompimento com a realidade, a partida para a aventura, a idealização de sua musa Dulcineia, o encontro com Sancho Pança, o duelo com gigantes e a célebre cena dos moinhos de vento.

O cenário se assemelha ao de um grande porão, repleto de rodas de bicicletas e livros. A escolha de pijamas como figurinos, o desenho de luz e o uso de lençóis brancos tentam compor um ambiente onírico.

O espetáculo foi construído de maneira colaborativa pelos atores. A escolha das cenas a serem levadas ao palco privilegiou os trechos do "Dom Quixote" que já povoam o imaginário coletivo, mesmo para um público não familiarizado com a obra original.

O objetivo do grupo é traduzir o "espírito quixotesco": de sonho, de utopia, do desejo de vencer as barreiras que a realidade impõe e de transformá-la.

Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5546-0449. Até 31/5. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 20h. Dias 15, 16 e 17/5. Grátis. De 22 a 31/5. R$ 10.

Leia mais sobre eventos gratuitos no site Catraca Livre

Leia mais em Teatro

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais