Espetáculo leva ao palco "Sonho de um Homem Ridículo", de Dostoiévski

Será que um sonho pode ter a força de mudar toda uma vida e de dar sentido ao que antes só causava indiferença? O espetáculo "Sonho de um Homem Ridículo", adaptado do conto homônimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), leva aos palcos a história de um funcionário público que vive em 1877 e que não vê sentido algum na vida, e que, por isso, compra uma arma e espera o melhor momento para se matar.

Crédito: Águeda Amaral/Divulgação

Celso Frateschi interpreta o monólogo, que fica em cartaz até 28 de junho no Ágora Teatro (região central da capital paulista). A temporada, inicialmente prevista para terminar dia 21, foi prorrogada por causa da grande procura por ingressos, que custam R$ 20.

Já no início da história, o homem faz questão de dizer que tem plena consciência do quão ridículo é, e que sente pena daqueles que riem e zombam dele sem nem saberem de seu conhecimento.

Certo dia, ao voltar para casa durante a noite mais escura de todas, ele avista uma estrelinha muito brilhante que chama sua atenção, e isso acaba sendo o "aviso" que ele aguardava para, enfim, colocar fim a sua vida. Mas tudo muda ainda durante o trajeto, quando uma garotinha pede desesperadamente ajuda ao homem, que não entende bem o que ela grita, e mesmo assim lhe vira as costas.

Já em casa, e ainda atormentado pelo fato de ter sentido compaixão pela menina (mesmo ignorando seus apelos), ele adormece em sua poltrona (fato que nunca acontecia) e tem um sonho revelador sobre a humanidade e sobre a transformação do paraíso em um mundo cheio de pecados, inveja, ódio e dor.

A montagem, dirigida por Roberto Lage, faz parte do projeto Agora + 10, que celebra os 10 anos de atividades do Ágora Teatro. Saiba mais sobre a programação: www.agorateatro.com.br.

informe-se sobre o evento

Leia mais em Teatro

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Direção: Roberto Lage. Duração: 75 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais