Grupo Folias encena a corrupção em Shakespeare

A peça "Medida por Medida", de William Shakespeare, estreou na última sexta-feira (2), na sede do grupo Folias. A montagem faz parte do projeto Êxodos - O Homem Cordial e é dirigida por Val Pires, ator da companhia.

Crédito: Divulgação

Na história, o duque de Viena está cansado da corrupção na sua cidade, mas, ao mesmo tempo, tem medo de adotar medidas impopulares para combater o mal. Decide, então, viajar e deixar em seu lugar o nobre Ângelo, que tem fama de ser severo.

Para saber se Ângelo irá cumprir com seu dever, aplicando as leis necessárias, o duque se disfarça e fica por perto observando as ações do nobre. Porém, Ângelo acaba se revelando tão corrupto quanto aqueles a quem deveria punir.

"Estava pensando sobre as leis e a corrupção, em como há regras que nos impedem de pensar, ou que aceitamos por comodismo", diz Val Pires, em referência à ideia do Folias de refletir sobre o "homem cordial".

"O visual é como o de um carro alegórico encalhado, temos uma estética semigótica carnavalesca", brinca o diretor, sobre o cenário de dois andares e os figurinos.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais