Treze peças estreiam em SP nesta semana; veja o roteiro

Nesta semana, 13 espetáculos estreiam nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Guga Melgar/Divulgação O ator Lucio Mauro Filho em cena de "Clichê", monólogo de Marcelo Pedreira dirigido por Rubens Camelo

45 Minutos
Em um palco vazio, um ator entretém o público sem uma trama à qual possa se amparar. O monólogo questiona se o teatro ainda pode proporcionar uma experiência potente e transformadora.

Carne
As relações entre o patriarcado e o capitalismo são transformadas em cenas que refletem sobre discriminação, violência e trabalho doméstico.

Clichê
Em um palco sem adornos (que lembra os cenários de "stand-ups"), Lúcio Mauro Filho discorre de maneira informal sobre 600 bordões e frases feitas que ouvimos em situações cotidianas. O monólogo cômico usa o humor para criticar a linguagem do clichê.

Coração Dark Room
Monólogo em que um personagem reflete sobre sua condição humana e a relação entre dois homens nos dias atuais.

Cristo Proclamado
Na comunidade Brasilândia, os sotaques se misturam em vários modos de falar e retratam uma época em que o Brasil vivia um nacionalismo exacerbado, com a construção de Brasília e com os nordestinos migrando para a nova capital.

Doutor Faustus Liga a Luz
A opereta apresenta o tema de Fausto, um homem que vendeu sua alma ao diabo em troca da invenção da luz elétrica, metáfora do conhecimento e da tecnologia no mundo contemporâneo

Fausto in Progress
A partir dos escritos de Goethe (1749-1832) sobre o mito de Fausto, a companhia Agrupamento Andar 7 propõe uma reconstrução da clássica história e sua ligação com as questões humanas contemporâneas. A peça retrata um Dr. Fausto insatisfeito com a quantidade de informação e conhecimento disponível de maneira fácil e rápida e um Mefisto obsoleto que não consegue mais oferecer algo de novo dentro dos prazeres mundanos.

Heiner Müller em Repertório
O espetáculo multimídia reúne três das peças mais representativas do dramaturgo alemão: "Medeamaterial", "Hamletmaschine" e "Descrição de Imagem".

Jaguar Cibernético
O espetáculo é composto por quatro peças autônomas que sintetizam a experimentação dramatúrgica do diretor amazonense Francisco Carlos. A tetralogia está inserida no ciclo do "pensamento selvagem" do autor. Trata-se de peças que versam sobre temas indígenas e abordam as relações de alteridade entre culturas. As quatro peças são: "Banquete Tupinambá", "Aborígene em Metrópolis", "Xamanismo the Connection" e "Floresta de Carbono - De volta ao Paraíso Perdido". Em todos os dias haverá intervalo de 20 minutos entre as peças.

JazMim
Quatro mulheres esperam sem saber pelo que ou por quem, enquanto revelam a dor e a solidão que habitam suas vidas.

Mamy
O oitavo texto adulto da atriz e diretora Alexandra Golik questiona como agir com os pais quando estes envelhecem. Na comédia dramática, um incidente põe fogo na casa de uma senhora e ela não tem para onde ir. Os filhos não querem acolhê-la, e a cunhada, viúva do irmão mais velho falecido, tenta acalmar os ânimos dos familiares.

OhAmlet
A montagem da cia. Artehúmus de Teatro busca trazer para a atualidade e investigar o caráter mitológico de "Hamlet", de Shakespeare, e da fábula "Amlet", do historiador medieval dinamarquês Saxo Grammaticus. Na trama, os mortos de Elsinore convidam seu povo a conhecer situações trágicas e cômicas que permeiam uma disputa de poder, e o jovem Hamlet, ainda que morto, contrata uma trupe teatral para encenar o assassinato do pai e descobrir quem realmente o destronou.

O Silêncio que Veio do Céu
Uma criança é abandonada pela desesperada mãe na porta de uma igreja. Encontrada por um padre, ela é batizada Maria de Nazaré e se torna uma pessoa bondosa e dedicada à religião. Mas o clérigo desenvolve por ela um amor mais do que paternal e não consegue conter seus instintos. As trágicas consequências dessa relação proibida abalam a paróquia.

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