Confira lista com 18 novas peças ou reestreias que chegam a SP

Nesta semana, 18 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Divulgação Cena de "Sky Mirage", novo espetáculo que o Circo da China apresenta no Credicard Hall

ESTREIAS

"Caiu o Ministério"
Inspirado em texto do jornalista e teatrólogo carioca França Júnior (1838-1890), escritor de folhetins da segunda metade do século 19, o espetáculo da Cia. das Artes traça, com ironia e humor, um panorama dos problemas sociais culturais brasileiros em uma série de esquetes. A montagem bebe na fonte do teatro popular, do circo e da caricatura. Para a trilha sonora, Miro Silveira criou pequenos jingles de apresentação para cada personagem.

"Ciranda"
O universo de uma família é retratado em um período de 15 anos por meio da relação de mãe, filha e neta. A convivência dessas mulheres mostra suas semelhanças e diferenças, o que as aproxima e causa conflitos entre elas. Em dois atos, a dupla de atrizes se reveza nos papéis femininos (primeiro mãe e filha, depois filha e neta) e vive, cada uma, duas personagens.

Crédito: João Caldas/Divulgação As atrizes Tania Bondezan (direita) e Daniela Galli (esquerda)em cena da peça "Ciranda", de Célia Forte

"Dentro da Noite"
O monólogo é inspirado em dois contos do escritor carioca João do Rio (1881-1921): "Dentro da Noite" e "O Bebê de Tarlatana Rosa". No primeiro, um sádico fala com requinte sobre sua bizarra tara em um trem de subúrbio. Já o seguinte retrata um narrador que relembra uma aventura erótica de Carnaval. A iluminação de Carlos Lafert cria a impressão de que a plateia integra o espaço cênico.

"El Pasajero - Uma Viagem Improvisada"
A coprodução entre a Cia. do Quintal e o grupo colombiano Acción Impro une uma dramaturgia fixa a cenas de improviso. No palco, a dupla de atores (que mescla espanhol e português) encena a história de um homem que perdeu a sua memória e viaja dentro de um aeroporto em busca de sua reconstrução. É o público quem lhe confere nome, profissão e outras características, dando início a um grande quebra-cabeça de suposições, lembranças e encontros com pessoas que lhe parecem familiares.

Crédito: Divulgação O ator Marcus Alvisi em cena do monólogo "Dentro da Noite", adaptação de textos de João do Rio dirigida por Ney Matogrosso

"As Obras Completas de William Shakespeare"
Sete atores apresentam as 37 peças de Shakespeare em uma hora. O espetáculo propõe uma viagem ao universo do dramaturgo inglês, por meio das relações humanas, desfazendo os absurdos de luta pelo poder e os excessos do amor e de paixão.

"Se Eu Cozinho... Não Lavo"
A vida de Fábio muda radicalmente com a chegada de uma amiga de sua tia, que vem do interior para trabalhar como doméstica em sua casa.


REESTREIAS

"O Advogado de Deus":
Na trama, um jovem conta com a ajuda de um advogado na luta para reaver a herança e sua verdadeira identidade, que lhe foram usurpadas por seu primo.

Teatro Eva Wilma - r. Antônio de Lucena, 146, Tatuapé, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2090-1650. 700 lugares. Sáb. e dom.: 17h30. Até 28/8. Ingr.: R$ 50. Ingr. p/ tel. 0/xx/11/4003-2330 ou p/ site www.ingresso.com.

"A Casa Amarela"
Reflexão sobre o sonho de Van Gogh de fundar uma comunidade de artistas em Arles, no sul da França. Nessa casa, ao lado de Paul Gauguin, o pintor viveu uma época de intensa criatividade.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress O ator Gero Camilo como Van Gogh na peça "A Casa Amarela"

"Divas"
O musical é inspirado no encanto provocado pelas estrelas de cinema dos anos 1930 a 1950: Marilyn Monroe, Liza Minnelli, Cyd Charisse, Leslie Caron e Ginger Rogers.

"Memória da Cana"
Newton Moreno se lança à obra de Nelson Rodrigues para compor o espetáculo da companhia Os Fofos Encenam. Emaranhado de incestos e assassinatos, a tragédia rodriguiana "Álbum de Família" é a base à qual o dramaturgo pretende combinar as memórias pessoais dos atores da peça --todos de ascendência nordestina.

Crédito: Eduardo Anizelli/Folha Imagem Os atores Marcelo Andrade (Jonas), Paulo de Pontes (Guilherme) e Luciana Lyra (Senhorinha) na peça "Memória da Cana", dirigida por Newton Moreno

"Não Sobre o Amor"
A montagem carioca é inspirada no texto de "Letters Not about Love", livro que reúne a correspondência entre o formalista russo Victor Shklovsky e a franco-russa Elsa Triolet.


ESPECIAL

"Cartas de Despejo"
Livremente inspirada em textos de Caio Fernando de Abreu (1948-1996), a peça retrata duas mulheres que trabalham num salão de beleza. Entre a necessidade de trazerem mais freguesas para o salão e de lidarem com a possibilidade de serem as últimas ocupantes de um imóvel --prestes a ser vendido para uma construtora--, elas se deparam com a reclusão e mostram sua verdadeira face.

Crédito: Carol Sachs/Divulgação Cena do espetáculo "Não Sobre o Amor", da Sutil Companhia de Teatro

"Gardênia"
A dona de um cabaré de travestis que irá fechar as portas faz seu último show. Na montagem da companhia belga Les Ballets C de la B, esses personagens marginais se confrontam com o envelhecimento e se transformam aos poucos diante dos olhos do público.

"Mostra de Inverno do Pessoal do Faroeste"
Os seis curtos espetáculos que compõem o evento têm em comum o caminho que mistura teatro e vídeo em busca de dramaturgias inéditas. Três peças são de Belém do Pará ("Makunaíma", "Red Bag" e "Norte"), uma é de Natal ("Portar(ia) Silêncio") e duas são paulistas ("Depois Daquela Noite" e "Quase Lá").

Crédito: Divulgação Cena do espetáculo "Gardênia", da companhia belga Les Ballets C de la B

"Quizumba"
Partindo de histórias das vidas do mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, o espetáculo narra a trajetória de dois meninos que, aprendendo a equilibrar covardia e valentia, transformam-se em guerreiros.

"Se uma Janela Se Abrisse"
Um telejornal é projetado ao fundo do palco e dublado pelos atores. Na fala desses novos apresentadores e entrevistados, o discurso público dá lugar ao íntimo, na tentativa de humanizar o noticiário. O nome do espetáculo da companhia portuguesa Mundo Perfeito remete a versos de Alberto Caeiro, heterônimo do escritor Fernando Pessoa (1888-1935).

Crédito: Divulgação Cena do espetáculo de bonecos "Viajantes Imóveis", da companhia francesa Philippe Genty

"Viajantes Imóveis"
Unindo teatro, dança, música e marionetes, a conceituada companhia francesa Philippe Genty explora o aspecto visual de suas criações. Em "Viajantes Imóveis", uma série de quebra-cabeças desordenados recria um mundo de sonhos. No palco, cria-se uma ilusão e é difícil distinguir se bonecos dão vida aos intérpretes ou vice-versa. Genty começou a imaginar a montagem em 1962, durante passagem pelo deserto do Baluquistão, no Paquistão.


CIRCO

"Sky MIrage 2"
O espetáculo acrobático do Circo da China conta uma história de amor da Phoenix, que busca pela luminosidade do Sol. O encontro pode torná-los um único e harmonioso elemento.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais