Veja 21 peças que acabam de chegar (ou retornar) a São Paulo

Nesta semana, 21 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Bob Sousa/Divulgação Suzana Alves (à esqu.), a Tiazinha, protagoniza a comédia "Casamento Suspeitoso"

ESTREIAS

O Casamento Suspeitoso
Na comédia de costumes, o dinheiro move as atitudes dos personagens como Lúcia, que deseja se casar o mais rápido possível com o filho único de uma rica família da Paraíba.

O Contrato
Dentro de um asséptico e impessoal escritório, um gerente submete a funcionária Emma a uma série de provações. Partindo de seu poder hierárquico, ele manipula e inferniza a vida de Emma, que a tudo resiste em nome do salário mensal, apesar de ter sua vida pessoal invadida e dissecada por uma espécie de versão corporativa de Big Brother orwelliano. O texto do premiado dramaturgo inglês Mike Bartlett traz um tom cínico e, por vezes, sarcástico.

Eu Te Amo Mesmo Assim
A comédia musical é baseada na obra "A Arte de Amar", de Ovídio. Acompanhados por uma banda, os atores dão dicas para uma conquista amorosa.

Preferiria Não?
Para conceber a dramaturgia da peça --baseada no texto "Bartleby, o Escriturário" (1853), do norte-americano Herman Melville, sobre um personagem que definha sob sua autonegligência--, a encenadora Denise Stoklos partiu da estrutura da fita de Möbius, em especial do enunciado que diz que a parte de fora e a parte de dentro da estrutura são contínuas. O espetáculo começa e termina com a representação de um simples "movimento do mundo", que pulsa independente de tudo.

Crédito: Thaís Stoklos/Divulgação A atriz e diretora Denise Stoklos em cena do espetáculo "Preferiria Não?", que ela apresenta hoje no Festival de Curitiba

Os Ruivos
A comédia retrata, com ironia, o "preconceito" sofrido pela população rubra, que se reúne após anos de chacota e anuncia a sua plataforma de reivindicações. Entre as exigências estão os direitos a meia-entrada em dermatologistas, a cota ruiva na universidade, a Parada do Orgulho Ruivo, a eleição do mascote Ferrugem para as Olimpíadas de 2016, entre outras.

Sangue Seco
Mulher fascinada pela figura da noiva e que cultivou o hábito de assistir a casamentos, revive momentos de sua vida.

REESTREIAS

Absinto
O amor platônico entre um zelador e uma atriz é a metáfora da solidão vivida nas grandes cidades. Na comédia romântica, os dois personagens insatisfeitos têm um encontro inusitado, sentem-se atraídos, mas sua paixão não chega a ser concretizada. A atriz vive sozinha e tem sua atenção completamente voltada para a carreira em ascensão. Já o zelador tem uma vida estruturada e uma família, ão considera a profissão à altura de sua capacidade intelectual, mas permanece nela por falta de opção.

O Anjo de Pedra
Desprovido de muitas palavras, o trabalho do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983) ganha montagem com texto integral. Na trama, dois jovens se reencontram após muitos anos e relembram sua paixão de infância, mas eles têm visões diferentes sobre o amor. A trilha sonora de Carlos Careqa utiliza instrumentos não convencionais, como um serrote, que acompanha a primeira canção e cujo som remete ao da guitarra havaiana.

Crédito: João Caldas/Divulgação Cena do espetáculo "Anjo de Pedra", texto do dramaturgo Tennessee Williams com direção de Inês Aranha

Entre a Coroa e o Vampiro - Terror e Miséria no Novo Mundo Parte 2: O Império
A segunda parte da Trilogia Liberdade em Pindorama se apoia na linguagem audiovisual para narrar episódios da história nacional, como os conflitos sociais e a chegada dos imigrante

A Filosofia na Alcova
A montagem é inspirada no texto do marquês de Sade sobre uma garota que passa por uma aula de educação sexual aplicada por dois mestres depravados.

Futilidades Públicas
Uma mulher está presa em um banheiro durante um assalto a um banco. Lá, ela discorre sobre a vida e se indigna com as injustiças da vida.

Inês - Gil Vicente por Ele Mesmo
O autor Gil Vicente é acusado de plagiar obras e recebe um tema de seus opositores para fazer uma comédia.

O Monge e o Executivo
Adaptação do livro homônimo que apresenta um conceito de liderança para executivos.

Terror e Miséria no Novo Mundo Parte 1: Estação Paraíso
O espetáculo multimídia é a primeira parte da Trilogia Liberdade em Pindorama, sobre a trajetória sociocultural brasileira.

Virgem aos 40.com
No dia de seu aniversário, Norma se dá um presente inusitado: um acompanhante. A partir daí, situações engraçadas acontecem.

ESPECIAL

7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores
Nesta terça (23), Francisco Carlos dirige Celso Frateschi, Caco Ciocler, Lílian Blanc, Hércules Morais e Ângela Ribeiro na leitura dramática de "Longa Jornada Noite Adentro". O drama autobriográfico do dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill (1888-1953) mostra um único dia na vida da dilacerada família Tyrone, com um pai covarde, uma mãe dependente de morfina e dois filhos, um consumido pela tuberculose e outro, pelo alcoolismo.

Cidade Submersa
Dois idosos, amigos de infância, acabaram de se reencontrar depois de muito tempo. O reencontro faz com que relembrem o lugar onde cresceram, e os dois decidem sair pela cidade confrontando suas contradições.

Doido
Com direção, texto e roteiro de Elias Andreato e inspirado na obra de grandes pensadores, poetas, dramaturgos e filósofos, a peça fala de amor, loucura e arte.

Leituras Sombrias na Galeria
O SESC Carmo realiza o projeto que tem como objetivo revelar as características da literatura gótica e obscura. Os atores Antônio Garbellini e Silvana Belizário farão leituras de trechos dos livros "Histórias Extraordinários", de Edgard Allan Poe, e "Tripulação dos Esqueletos", de Stephen King. A violonista Ana Cavalheiro fará a intervenção musical durante a apresentação.

Crédito: Divulgação Samara Felippo, Luiza Tomé, Mel Lisboa e Daniel Del Sarto em cena do espetáculo "Mulheres Alteradas", versão para os quadrinhos da argentina Maitena

Mulheres Alteradas
Na adaptação das famosas tirinhas da cartunista argentina Maitena, três mulheres representam os questionamentos do universo feminino. Entre uma e outra cena, intervenções aproximam o público da linguagem dos quadrinhos.

CIRCO

PropagandA
Os australianos da cia. Acrobat --Simon Yates, Jo-Ann Lancaster e seus filhos, Grover e Fidel-- apresentam sua "campanha" por um novo tipo de propaganda. Na trama, um casal revolucionário e atlético convida o público a assistir a uma demonstração de novos métodos para combater a injustiça, promover a solidariedade e estimular a luta de classes. O foco do grupo é o trabalho acrobático, sem grandes poses ou pirotecnias.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais