35ª Mostra de Cinema de SP começa hoje com mais de 250 filmes

Com mais de 250 filmes, a 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa, nesta sexta-feira (21), maratona que segue até 3 de novembro em 22 salas da capital.

Entre os títulos selecionados, destacam-se: "Era uma Vez na Anatólia", de Nuri Bilge Ceylan, que levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes junto com o longa "O Garoto de Bicicleta", dos irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, que também está na Mostra.

Crédito: Divulgação

A programação também inclui "Tudo pelo Poder", nova incursão do astro George Clooney no cinema político; "Habemus Papam", de Nani Moretti; e "Fausto", de Aleksandr Sukurov, vencedor do Leão de Outro em Veneza, que será exibido na cerimônia de encerramento e em sessão extra durante a "repescagem", a partir de 4 de novembro.

Outro longa que merece atenção é "Irmãs Jamais", de Marco Bellocchio, o mesmo diretor de "Vincere" (2009) e "Bom Dia, Noite" (2003). A artista plástica e diretora Miranda July, que causou furor com seu primeiro filme, "Eu, Você e Todos Nós" (2005), volta nesta edição com "O Futuro".

O badalado ator e diretor Mathieu Amalric, que apresentou no ano passado "Turnê", filme que lhe rendeu prêmio de melhor direção em Cannes, volta com "A Ilusão Cômica". Outros filmes que geraram burburinho em Cannes e passam nesta Mostra são "Pater", de Alain Cavalier; "Las Acacias", de Pablo Giorgelli, que levou o prêmio Camera d'Or; "Fora de Satã", de Bruno Dumont; e "Respirar", de Karl Markovics.

BRASILEIROS

Na seleção brasileira, há "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca, que dirigiram juntos "Cão sem Dono" (2007); "País do Desejo", de Paulo Caldas; codiretor de "Baile Perfumado" (1997); "O Céu Sobre os Ombros", de Sérgio Borges, vencedor do Festival de Brasília deste ano; e "O Homem que Não Dormia", de Edgar Navarro.

Crédito: Divulgação Cena de "Irmãs Jamais", que integra a 35ª Mostra Internacional de Cinema

DOCUMENTÁRIOS

Ainda dentre os longas brasileiros, os documentários merecem destaque, com "Uma Longa Viagem", de Lucia Murat, vencedor de Gramado; "As Canções", de Eduardo Coutinho; "Olhe pra Mim de Novo", de Kiko Goifman e Claudia Priscilla; "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do líder comunista; "Raul - O Início, o Fim e o Meio," de Walter Carvalho; e "Malditos Cartunistas", de Daniel Paiva e Daniel Garcia.

Os estrangeiros marcam presença com o documentário filmado em 3D do consagrado diretor Werner Herzog, "Caverna dos Sonhos Esquecidos"; "Isto Não É um Filme", de Mojtaba Mirthmasb e Jafar Panahi, este último proibido de filmar e em prisão domiciliar é o tema do documentário; "Projeto Nim", de James March, o diretor de "O Equilibrista"; e "Os Hipopótamos de Pablo Escobar", de Antonio von Hildebrand.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais