Mostra Mundo Árabe exibe panorama com 13 longas e 3 curtas

Crédito: Divulgação
"Baba Aziz" (foto) integra os filmes da Trilogia do Deserto, feita pelo diretor Nacer Khemir

Até o dia 13 de setembro, as salas de cinema do CineSesc, Galeria Olido, Centro Cultural São Paulo e Esporte Clube Sírio, em São Paulo, oferecem um panorama cinematográfico do mundo árabe. Com produções de origem libanesa, tunisiana, egípcia e iraquiana, a 4 ª Mostra Mundo Árabe teve início nesta segunda-feira (31), para convidados.

Os filmes foram divididos nos seguintes programas: Trilogia do Deserto, Outras Histórias, Mostra Especial Relatos do Iraque, Curtas da Escola Independente de Cinema e Televisão de Bagdá e Sessão Especial. Entre os destaques, estão os longas "Andarilhos do Deserto", "O Colar Perdido da Pomba" e "Baba Aziz" --que compõem a Trilogia do Deserto--, dirigidos pelo tunisiano Nacer Khemir, estudioso da literatura e poesia árabes.

Crédito: Divulgação
"Caos", do diretor Youssef Chahine, que é homenageado durante o ciclo de cinema árabe

De acordo com o presidente do Instituto da Cultura Árabe, Michel Sleiman, "a guerra, como não poderia deixar de ser, é de longe o tema que ocupa o horizonte do último cinema árabe". Ele completa: "As invasões ao Iraque e ao sul do Líbano, no entanto, se são motivos para o impulso criador, não são necessariamente a matéria única desses filmes."

O evento, idealizado pelo Instituto de Cultura Árabe em parceria com o Sesc, a Secretaria Municipal de Cultura e Casa Árabe, oferece, ainda, uma homenagem a Youssef Chahine, diretor árabe falecido no ano passado. A obra de Chahine é marcada pelo cunho social, que pode ser visto em produções como "A Outra" e "Caos", exibidas na mostra.

Veja a programação da mostra no site do evento.

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Leia o que há em arquivo sobre cinema árabe

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais