Conheça o azarão e o favorito do Oscar e saiba onde assistir

A pouco mais de uma semana para o Oscar, o Guia aponta quais as chances de duas grandes estreias da semana --"Bravura Indômita" e "O Discurso do Rei"-- nas principais categorias da premiação. Foram levados em conta os troféus recebidos nas premiações dos sindicatos dos atores, diretores, produtores e roteiristas.

Por ser considerado o maior termômetro para o Oscar, o Globo de Ouro também entrou no bolsão de apostas, embora seja concedido pela imprensa internacional (e não pelas categorias).


O DISCURSO DO REI

Depois de perder o pai, Bertie (Colin Firth) é repentinamente coroado rei da Inglaterra quando o irmão, na linha sucessória, abdica do trono para se casar com uma mulher divorciada. Com o país à beira de uma guerra, a mulher de Bertie, Elizabeth (Helena Bonham Carter), contrata um ortodoxo fonoaudiólogo (Geoffrey Rush) para curar a gagueira do marido. O filme tem 12 indicações ao Oscar. Não recomendado para menores de 12 anos.

Por que é um forte candidato a levar...

Melhor filme
Porque levou o prêmio do sindicato dos produtores (PGA Awards), que, em 21 anos, só divergiu sete vezes do Oscar de melhor filme (nesta categoria, a estatueta é dada aos produtores). Também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme - drama.

Melhor diretor
Porque Tom Hooper levou o prêmio do sindicato dos diretores (DGA Awards), que, desde 1948, só premiou seis nomes diferentes dos do Oscar.

Melhor ator
Porque Colin Firth foi premiado pelo sindicato dos atores (SAG Awards), que, em 16 anos, só divergiu do Oscar em quatro ocasiões. Também ganhou o Globo de Ouro de melhor ator - drama.

Outras indicações ao Oscar: ator coadjuvante (Geoffrey Rush), atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), roteiro original, direção de arte, fotografia, figurino, montagem, trilha sonora, mixagem de som.

Crédito: Divulgação Colin Firth, que interpreta o rei George 6º, em cena do filme "O Discurso do Rei", do diretor Tom Hooper


BRAVURA INDÔMITA

Refilmagem do clássico faroeste de 1969 de Henry Hathaway, o filme conta a história da jovem Mattie Ross, que tem o pai assassinado por um de seus funcionários. Com um caçador de recompensas (Jeff Bridges) e um policial (Matt Damon), ela sai em busca do algoz do pai. O filme tem nove indicações ao Oscar. Não recomendado para menores de 16 anos.

Por que é a "zebra" do Oscar...
Porque o filme não recebeu nenhuma láurea concedida pelos quatro principais sindicatos. Nesses, teve apenas indicações: melhor ator (Jeff Bridges) e atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld), no sindicato dos atores (SAG); melhor filme no sindicato dos produtores (PGA); e melhor roteiro adaptado no sindicato dos roteiristas (WGA). Os diretores, Ethan e Joel Coen, não concorreram ao prêmio do sindicato dos diretores (DGA) e o filme não recebeu nenhuma indicação ao Globo de Ouro.

Outras indicações ao Oscar: direção de arte, fotografia, figurino, edição de som e mixagem de som.

Crédito: Lorey Sebastian/Divulgação Os atores Hailee Steinfeld, Matt Damon e Jeff Bridges em cena de "Bravura Indômita", dos irmãos Coen

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais