SP recebe primeira montagem da opereta "Moscou de Tcheryomushki"

A primeira montagem brasileira da opereta "Moscou de Tcheryomushki" estréia nesta sexta-feira (4), no teatro São Pedro, localizado na região oeste da capital paulista. Outras apresentações acontecem no sábado (5) e no domingo (6). Sob a regência do maestro Paulo Maron, o espetáculo de Dmitri Shostakovich, é uma sátira ao sistema de distribuição de moradia dos anos de 1950, época em que Stalin morre e Kruschev chega ao poder na antiga União Soviética.

Crédito: Divulgação
Dirigido por Paulo Maron, o espetáculo é a primeira montagem de Tcheryomushki no país

A época conhecida como "era do degelo", ficou marcada pela intenção do governo em mostrar que a repressão havia acabado, e que apesar da censura perdurar, um novo tempo se iniciava na Rússia. Para destilar suas sutis críticas ao governo, Shostakovich optou por uma música cheia de elementos folclóricos e auto-citações.

O espetáculo realizado pelo Núcleo Universitário de Ópera e a Orquestra Filarmonia relata toda a burocracia que o povo enfrentava para se conseguir um apartamento nos novos condomínios da periferia de Moscou. Ao final, se descobre que a solução de tudo só se dá por mágica. Os moradores descobrem um banco de jardim mágico: as pessoas que nele sentam dizem só a verdade.

Teatro São Pedro - r. Barra Funda, 171, Barra Funda, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3667-0499. Sex. a sáb.: 20h30. Dom.:17h. Ingr.: de R$ 10 a R$ 20. Livre.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais