Bailarinos dançam sobre tabuleiro de xadrez em espetáculo em SP

Crédito: Divulgação
Em "Um Conto Idiota", o coreógrafo Jorge Garcia reuniu teatro, cinema, circo e literatura

O espetáculo "Um Conto Idiota" é do tipo que mescla várias formas de expressão artística no mesmo palco: neste caso, um tabuleiro de xadrez. É neste cenário que o bailarino Jorge Garcia se apresenta no Festival Depois das Horas, na Sala Crisantempo (região oeste da cidade de São Paulo), de quinta-feira a sábado (12, 13 e 14).

Garcia, que integrou a companhia Cisne Negro e foi coreógrafo do Balé da Cidade de São Paulo, hoje encabeça o grupo J.GAR.CIA - Dança Contemporânea. Nesta montagem, ele brinca com teatro, cinema, circo e literatura para retratar os palhaços do começo do século 20 que tratam de temas universais.

Em cena, entram oito bailarinos que seguem uma coreografia baseada em um jogo de improviso. Há também abordagens minimalistas para mostrar a crueldade a que uma pessoa pode chegar.

Desde 2008 o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de improviso, vídeo e performances.

As referências foram retiradas do movimento dadaísta, do cinema mudo, do dramaturgo Tadeusz Kantor, das fotos de Jan Saudek e do filme "Clowns", de Fellini. A trilha sonora, de Aguinaldo Bueno, é inspirada em fusões de The Doors e Bach.

Sala Crisantempo - r. Fidalga, 521, Vila Madalena, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3819-2287. 100 lugares. Qui. (12): 21h. Sex. e sáb. (13 e 14): 23h. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

Leia mais em Concertos e Dança

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais