Mostra de dança reúne peças que discutem o processo de criação

Desta quinta-feira (3) até domingo (6), o Itaú Cultural (centro de São Paulo) recebe a mostra Corpo, Memória e Autoria, com entrada gratuita para todos os dias. A programação do sábado (5) e do domingo integram a Virada Cultural.

No evento, os artistas e curadores Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira, Daniela Dini e Luiz Ferron selecionaram coreografias que discutem o processo de criação autoral na dança, o popular e o corpo brasileiro.

Informe-se sobre o local

Crédito: Carol Mendonça/Divulgação Cena do espetáculo "Hot 100 The Hot One Hundred Choreographers", de Cristian Duarte, que participa da mostra Corpo, Memória e Autoria no Itaú Cultural

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

QUINTA (3) - curadoria de Luis Ferron

20h - "Faça Algum Barulho (Make Some Noise)", com a companhia Rui Moreira
O espetáculo de Rui Moreira (ex-Grupo Corpo) é um "duelo" corporal entre um palhaço e um b-boy. 40 min. Livre.

21h05 - "Hot 100 The Hot One Hundred Choreographers", com Cristian Duarte
A coreografia é uma visita às obras e aos artistas que influenciaram o bailarino Cristian Duarte. O espetáculo é inspirado em "The Hot One Hundred", tela do escocês Peter Davies, que representou uma centena de obras e artistas de sua preferência. 55 min. Não recomendado para menores de 12 anos.


SEXTA (4 de maio) - curadoria de Daniela Dini

20h - "Corpo Diva", com o grupo MOVI
Formado jovens dançarinos que residem em Paraisópolis, discute as implicações do show business na construção do corpo como produto de mercado, problematizando o universo pop como entretenimento inofensivo. 45 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

21h05 - "Espiral Brinquedo Meu", com Helder Vasconcelos
O espetáculo reúne ritmos, canções e figuras, criadas a partir da relação com o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural. Sem demarcar fronteiras entre música, dança e teatro, o artista revela uma maneira particular de se expressar, que ao mesmo tempo é dele e das pessoas com quem convive. 60 min. Livre.

Crédito: Vitor Vieira/Divulgação Cena do espetáculo "Nervura", de Gícia Amorim, que participa da mostra Corpo, Memória e Autoria no Itaú Cultural


SÁBADO (5 de maio) - curadoria de Ângelo Madureira

20h - "Nervura", com Gícia Amorim
A partir do conceito de nervura, a bailarina explora aquilo que foi sintetizado de muitos caminhos, se difunde e se expande, efetuando uma nova troca e mudança. 25 min. Livre.

20h30 - "Interferência Inacabada... Preste Atenção no Ruído ao Fundo", com Vanilton Lakka
Obra resultante da experimentação entre padrões de movimento surgidas no histórico do criador Vanilton Lakka e suas experiências com o universo Hip Hop e da Dança Contemporânea, sobreposta a noções de música e não-música socialmente construídas. 40 min. Livre.


DOMINGO (6 de maio) - curadoria de Ana Catarina Vieira

19h50 - "Eu Sou Uma Fruta Gogoia em Três Tendências", com Thelma Bonavita
A peça, contemplada pelo Rumos Dança Itaú Cultural 2009/10, incita a imaginação fazendo uso de várias instruções coreográficas que reelaboram a experiência do expectador enquanto público de dança. 60 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

21h10 - "Anatomia das Coisas Encalhadas", com Silvia Moura
O espetáculo faz referência às relações pessoais com o que se guarda ou se descarta. Em cena, a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro. Uma dança como expressão de modos sutis de construção do corpo nas suas relações com o tempo ditado pelo mundo. 50 min. Livre.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais