"Nave espacial" chega a SP em exposição que fez sucesso do Rio

A passagem da exposição pelo Rio de Janeiro foi um sucesso, atraindo mais de 300 mil visitantes, segundo seu curador, o arquiteto Nicola Goretti. Agora, as 18 toneladas de obras que compõem "Oneness", de Mariko Mori, chegam a São Paulo, no CCBB (centro da capital).

"Wave UFO" é a principal atração da mostra: uma espécie de nave espacial. Os visitantes são conectados por eletrodos à obra, que lê e traduz suas ondas cerebrais em figuras, que são projetadas no casco da nave.

Crédito: Divulgação Instalação "Wave UFO",da artista japonesa Mariko Mori, que integra mostra no CCBB (centro de São Paulo)
Instalação "Wave UFO", da artista japonesa Mariko Mori, que integra mostra no CCBB (centro de São Paulo)

Em 1994, Mori abandonou sua carreira de modelo para se dedicar à arte. Suas primeiras obras foram bastante autorrepresentativas, diz Goretti --talvez reflexo (ou continuação) de sua vida no mercado da moda.

Com o tempo, Mori deixou de lado a representação do homem para aludir à arquitetura, criando instalações.

Goretti diz que o público de São Paulo terá um interesse a mais de visitar a exposição, por conta das referências à cultura e à religiosidade japonesa. "Oneness" é um grupo de figuras feitas de "technogel" (material que fica entre o sólido e o líquido).

Essa mutabilidade dá o tom da obra de Mori, na qual o tradicional e o futurista, o humano e o inumano, são partes da mesma coisa.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Oneness - CCBB - r. Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3113-3651. Ter. a dom.: 9h às 21h. Até 16/10. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais