Mostra traz obras abstracionistas inéditas de Antonio Bandeira

Crédito: Divulgação
"Triptico Sol e Paisagem Azul" (foto) faz parte de fase abstracionista de Antonio Bandeira

Cerca de 80 pinturas, desenhos e 40 objetos do pintor e desenhista cearense Antonio Bandeira (1922-1967) podem ser vistos em mostra aberta desde 22 de agosto, na Pinakotheke Cultural de São Paulo, localizada na região oeste da capital paulista.

Além dos conhecidos quadros abstracionistas informais --estilo que consagrou Bandeira--, a exposição apresenta poemas, fotos, documentos, cartas, instrumentos de trabalho, trajes, um filme e um romance.

O filme exibido trata-se do documentário inédito "Fazedor de Crepúsculo" (Brasil, 1960), filmado em 16 mm pelo artista João Maria Siqueira, na Fundição Santa Isabel e na Praia do Mucuripe, em Fortaleza (CE). A obra não chegou a ser finalizada devido à morte do artista e foi recuperada pela cineasta Margarita Hernandez no ano passado (2007).

Também estará exposto o romance autobiográfico "Árvore da Infância". O livro foi finalizado em 1962, mas jamais publicado. Nele, Bandeira relembra sua infância no Ceará a partir de uma árvore da espécie flamboyant (delonix regia). Como a exposição será interativa, o público poderá ler o livro por meio de uma tela touch screen, folheando as páginas digitalizadas.

Quadros de amigos do artista (como Chabloz, Brien e Wols) --parte de seu acervo pessoal-- também estarão expostos.

Com a mostra, está sendo lançado o livro sobre a vida e a obra de Antonio Bandeira (R$ 75), uma edição bilíngüe com textos de Perlingeiro e do historiador cearense e artista Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), amigo e incentivador do artista.

Haverá visitas guiadas para estudantes, que poderão consultar terminais multimídia, e será feito um trabalho pedagógico direcionado a professores.

Pinakotheke Cultural de São Paulo - r. Ministro Nelson Hungria, 200, Morumbi, região oeste, São Paulo, SP. Tel.:0/xx/11/3758-5202. Seg. a sex.: 10h às 20h. Sáb.: 10h às 16h. Até 10/10. Classificação etária: livre. Grátis.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais