Uso de materiais simples dão vida a obras de arte requintadas

Não há mais limites para a criação de obras de arte. Haja vista a ampliação do uso de materiais pelos artistas, que, fora do "padrão tinta a óleo", transformam papéis, sucata e lixo em verdadeira beleza.

Crédito: Divulgação
Obra de Carola Trimano exposta na mostra "Os Novos Materiais da Arte", até 5 de dezembro

Essa, inclusive, é a idéia central da exposição "Os Novos Materiais da Arte", em cartaz no Espaço Cultural Citi, da avenida Paulista, até 5 de dezembro. Nela, três artistas expõem esculturas e pinturas que misturam técnicas clássicas com materiais alternativos como jornal, papel machê e sucata, entre outros. O resultado surpreende.

Com curadoria de Jacob Klintowitz, a artista Miriam Rigout apresenta esculturas com papel reciclado, Carola Trimano utiliza computação gráfica e papel machê para criar estruturas tridimensionais, enquanto Juan Muzzi mistura estética contemporânea a técnicas clássicas.

Diferentes esculturas criadas a partir do uso de papel reciclado --que, submetido a um tratamento de limpeza, esterilização e endurecimento, cria grande rigor construtivo-- foram usadas por Rigout. As esculturas incorporam elementos da pintura, deixando-a visivelmente mais bela.

Carola Trimano confecciona formas tridimensionais inusitadas, como bonecos, a partir do uso do papel machê. Primeiramente a artista trata as imagens em computador que, depois, recebem vários tipos de impressão. Em seguida, usa o papel como colagem.

O artista uruguaio Juan Muzzi cria objetos utilizando sucatas, embalagens, imagens digitais, blocos de grafite, resinas e objetos de decoração popular, a partir de técnicas tradicionais.

Espaço Cultural Citi - av. Paulista, 1.111, térreo, Bela Vista, região central, São Paulo, SP, tel.:0/xx/11/4009-3000. Seg. a sex.: das 9 às 19h; Sáb, dom. e feriados: das 10 às 17h. Acesso a portadores de deficiência física pela Alameda Santos, 1146. Até 5/12. Grátis.

Leia mais

Livraria

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais