Artista francesa Sophie Calle discute o público e o privado em São Paulo

Crédito: Juliana Nadin/Folha Imagem

"Não exponho a minha intimidade." É assim, direta, que a artista Sophie Calle contesta a possibilidade de explorar a própria vida em seus trabalhos. "Minha obra é sobre textos, imagens, instalações. Não é um diário ou um blog", arrebata a francesa.

Não é isso, no entanto, o que se vê em "Cuide de Você", exposição que chega neste sábado (11) ao Sesc Pompeia (região oeste da cidade de São Paulo), e que lhe rendeu o apelido de "Marcel Duchamp da roupa suja emocional", pela mídia britânica. O título vem da última frase do e-mail que Calle recebeu do ex-namorado, o escritor francês Grégoire Bouillier, no qual ele pôs fim ao relacionamento.

Sem compreender muito bem o significado da mensagem, a francesa convidou 107 mulheres de diferentes profissões para interpretarem as frases. A mostra do Sesc traz apenas 83 versões.

O processo resultou em um projeto híbrido, com desenhos, vídeos e textos, que se mesclam às belas fotografias feitas por Sophie Calle.

A exposição

Crédito: Sophie Calle/Divulgação

No mesmo dia em que sua exposição, "Cuide de Você", entra em cartaz no Sesc Pompeia, a artista conceitual francesa Sophie Calle fará uma palestra no teatro. A entrada é gratuita.

A mostra, que foi sucesso em Nova York e Paris, faz parte da programação do Ano da França no Brasil. Quando sair de cartaz, em setembro, a exposição vai para o Museu de Arte Moderna da Bahia, onde permanece até novembro.

O tema de "Cuide de Você" surgiu de uma carta que Sophie recebeu de Grégoire Bouillier, dizendo que queria terminar a relação. A partir daquilo, a artista convidou 107 mulheres, entre famosas e anônimas, amigas ou estranhas, para tirar daquele texto todas as mensagens e interpretações possíveis.

Com Guia da Folha Online

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: r. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais