Mostras retratam cenas e personagens urbanas

Crédito: Divulgação

Com o "boom" da fotografia nas artes, temas relacionados ao cotidiano aparecem em imagens, em recortes que retratam personagens e paisagens da cena urbana. Conheça três mostras que utilizam a fotografia e o urbano como parâmetro de criação em cartaz na capital paulista:

Eduardo Kobra
Com o projeto "Muro das Memórias", o artista plástico e muralista Eduardo Kobra registra cenas do cotidiano paulistano do século passado em muros da cidade. O mural da avenida Vinte e Três de Maio foi entregue em comemoração aos 455 anos de São Paulo.
Informe-se sobre o evento

A galeria ProArte, na região central de São Paulo, também recebe as intervenções de Eduardo Kobra. Desde 30 de junho, quem passa por lá pode conhecer um pouco mais das pinturas em terceira dimensão (3D) que o artista faz. São 40 obras no total.

Na mostra "Visitas", janelas de demolição tornam-se portais que trazem pessoas comuns do passado para visitar a São Paulo de hoje. A partir da técnica de 3D, o artista ainda resgata casarões demolidos da avenida Paulista e uma televisão antiga. Objetos como lustres, geladeiras, uma poltrona dos anos 1940, uma chapeleira e um pinguim também são alvos de grafites.

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 1.644, Jardim Paulista, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3085-7488. Até 13/7: 13h (encerramento). Grátis. Classificação etária: livre.

Coleta Seletiva
O Reserva Cultural, na avenida Paulista (região central), cede seu hall à exposição "Perspectiva: Abandono", até 30 de julho. A mostra criada pelo coletivo fotográfico Coleta Seletiva tem como inspiração a cidade de São Paulo. As imagens retratadas resgatam a história de espaços abandonados, contrapondo o esquecimento e a realidade lá fora.

Autores das fotografias, Victor Moriyama, Paulo Plá e Gabriel Correira dividiram as obras nos temas transporte, moradia e trabalho --Edifício São Vito, fábricas e vagões abandonados são alguns dos espaços clicados.

Av. Paulista, 900, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3287-3529. Até 30/7. Dom. a dom.: 10h às 22h. Grátis. Classificação etária: livre.

Paulo Climachauska
O artista Paulo Climachauska exibe a série "Vende-se", com pinturas baseadas nas fotografias de ambulantes tiradas por Marc Ferrez no século 19.
Informe-se sobre o evento

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais