"Sereia Lab" imerge DJ em aquário de sete toneladas na Caixa Cultural

Crédito: Divulgação

Imersa em um aquário de sete toneladas, uma DJ mixa samples criados por ela. Este é um dos momentos principais da exposição "Sereia Lab - Instalação Sonora em Escamas Sensoriais", inaugurada nesta quinta-feira (27), na Caixa Cultural da Sé (região central paulistana).

Criada pela artista Elen Nas, a DJ sereia, a montagem é dividida em instalação visual e sonora, que aliam performance e arte em apresentações multimídias e interativas, de forte apelo sinestésico.

A instalação visual está relacionada à água --experimentações com fluidez aquosa com tintas, fumaça, bolhas e demonstrações sobre a imaterialidade. Sua representação máxima é o aquário, com alto nível de pressão de água e habitado por peixes. Em dias de performance, transforma-se em mesa de mixagem de som de Elen, a DJ que toca submersa.

A parte sonora é interativa. Os visitantes podem acionar os sons a partir de sua movimentação pelo espaço. A percepção auditiva intensifica a experiência sensorial, a partir de repetidas palavras de Franz Kafka sobre sereias, traduzidas para diversos idiomas.

Quando a DJ não está sob o comando da mesa de som, o público pode manipular os sons por meio dos "fiducials", objetos virtuais que fazem as vezes dos botões de mixagem utilizados por Elen. Eles ficam em um cubo transparente ao lado do aquário.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais