Galeria reúne pinturas inéditas do paraibano Sergio Lucena

Crédito: Sérgio Lucena/Divulgação
"O Arauto", pintura em óleo de 1995, representa a fase mais antiga do artista

Sergio Lucena nasceu na Paraíba, morou na Chapada dos Guimarães, em Berlim e, agora, em São Paulo. Apesar de toda trajetória cultural, o pintor e desenhista permaneceu fiel a um mundo particular. Para apresentar ao público paulistano momentos da carreira do artista, o curador Jacob Klintowitz abre a exposição "Cenas da Vida de um Pintor", no Espaço Cult Citi (região central), em 14 de setembro.

A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até 30 de outubro.

Das 18 obras expostas, nove são inéditas e pertencem à série Aenigma Lucens, pintada entre 2007 e 2009 --elas representam a soma e essência do percurso de Lucena. Somente duas são antigas: "A Banda" (1982), feita em guache, e "Arauto" (1995), em óleo. Sete foram criadas no início dos anos 2000: são três pinturas da série Deuses (2003 a 2006) e quatro paisagens que representam o período de transição para a fase atual.

"É possível que o pintor Sergio Lucena seja o último paisagista da longa tradição brasileira, que já nos deu artistas do porte de José Pancetti e Alberto da Veiga Guignard. Mas a sua é uma paisagem que não parece localizada em algum lugar reconhecível", explica Jacob.


Espaço Cult Citi - av. Paulista, 1111, térreo, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/4009-3000. 14/9 a 30/10. Seg. a sex.: 9h às 19h. Sáb., dom. e feriados: 10h às 17h. Grátis. Acesso para deficiente pela al. Santos, 1146. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais