Prós e contras da imigração na França orientam exposição em São Paulo

Crédito: Divulgação
Exposição no Museu do Imigrante, na região leste de SP, fica aberta até 8 de novembro

Não é só de hostilidade que é feita a história da imigração na França. O país recebe os não franceses há dois séculos, e esse período é o foco da exposição que vai até 8 de novembro no Memorial do Imigrante (região leste da cidade de São Paulo).

"A Imigração na França: Pontos de Referência" é uma versão condensada de "Repères", que antes ocupou o equivalente francês do Museu do Imigrante --o Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration (CNHI).

O acervo retrata as transformações ocorridas na imigração no país, além de mostrar o papel do imigrante e suas conquistas, que são registradas em peças de arte contemporânea que fazem parte do evento.

Com um tema recente e polêmico como esse, que suscinta discussões calorosas entre a população francesa, a curadoria de Ana Maria Leitão Vieira também selecionou aspectos menos "nobres" que envolvem os imigrantes.

Aproveite para ver, no mesmo local, a história dos imigrantes no Brasil.

Memorial do Imigrante - r. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, região leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2692-1866. Ter. a dom.: 10h às 17h. Até 8/11. Ingr.: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada para estudantes). No último sábado do mês, a entrada é grátis para todos.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais