Acervo de José Caldas documenta a transformação da natureza brasileira

Crédito: José Caldas/Divulgação
Olhar peculiar do fotógrafo sergipano José Caldas mostra ao Brasil a Vila da Felicidade

Nos últimos 20 anos, a natureza brasileira se transformou intensamente, principalmente para o mal. E essa transformação não passou incólume pelas lentes do fotógrafo José Caldas, um dos maiores documentaristas dos cenários nacionais. Equivalente aos anos de estrada do sergipano, esse período está registrado em seu acervo, que ganha um recorte na Caixa Cultural da Sé (centro de São Paulo) com a exposição "Brasil e a Transformação da Paisagem".

A partir do sábado (3/4), 52 imagens revelam cenários e situações entre homem e natureza imponentes aos olhos --muitas das telas têm formatos grandes, com até 2,7 metros de largura.

Presidente da AFNatura (Associação Brasileira de Fotografia de Natureza), Caldas montou, a partir de sua documentação, um mapa iconográfico de um Brasil que descuidou de seus recursos naturais lá atrás na história e que hoje tenta tomar as rédeas de uma situação descontrolada.

Através de seus cliques, Caldas consegue ainda fazer sentimentos dividirem espaço com a postura crítica. E é esse aspecto que as curadoras Ângela Magalhães e Nadja Peregrino procuram salientar na mostra.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Caixa Cultural - pça. da Sé, 111, Sé, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 21h. Abertura: 3/4. Até 23/5. Grátis. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais