Obra interativa "Nau", de Eduardo Srur, estimula sustentabilidade

Crédito: Mariana Chama/Divulgação
Instalação "Nau", de Eduardo Srur, chama a atenção do público para sustentabilidade

O espaço Rosa dos Ventos, no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo), recebe a instalação "Nau", do artista plástico Eduardo Srur, conhecido por suas intervenções em áreas urbanas --como as garrafas de 10 metros no rio Tietê, instalação de salva-vidas em monumentos públicos e, mais recentemente, o touro montado nas vacas de fibras de vidro da CowParade.

"Nau", uma escultura de 6 metros de comprimento, composta de ferro, papel e fita adesiva, que faz clara alusão à forma clássica do barco de papel, é o chamariz para as inscrições do Concurso de Esculturas CriAção Scotch, que começaram em 22 de março e se estendem até 30 de maio.

Interativa, a obra pode ser tocada e movimentada pelo público e possui um sistema que permite a rotação sobre a Rosa dos Ventos, instrumento de orientação náutica localizado próximo ao Planetário.

Pessoas de qualquer segmento, como profissionais e estudantes das áreas de artes plásticas, arquitetura, decoração, design e publicidade de todo o país podem se inscrever gratuitamente pelo site para participar do concurso, que propõe um questionamento sobre sustentabilidade e atitudes que a sociedade pode fazer para promover um mundo melhor.

Uma comissão selecionará as 20 melhores obras segundo os critérios de criatividade, coerência com o tema, acabamento e respeito às exigências técnicas. A seleção final será feita por votação popular pela internet, entre 11 de junho a 13 de julho. A partir das fotos das obras, o público escolherá as oito vencedoras que ficarão expostas no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), na zona oeste de São Paulo.

Com curadoria de Katia Canton, docente do MAC (Museu de Arte Contemporânea), o concurso dará prêmios no valor total de R$ 26 mil para oito selecionados, que serão anunciados em 25 de agosto, na abertura da exposição no MuBE.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Parque Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. S/tel. Seg. a dom.: 5h às 24h. Grátis. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais