Mestre da gravura Carlos Osvald ganha retrospectiva na Caixa Cultural

Crédito: Divulgação
Cena marinha do Rio de Janeiro, uma das imagens da retrospectiva na Caixa Cultural da obra do pioneiro da gravura no Brasil, Carlos Osvald

Conhecido por ter feito os croquis do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o gravurista Carlos Osvald, um dos grandes nomes da gravura artística em metal, tem uma retrospectiva com 70 itens na Caixa Cultural, na avenida Paulista.

"Carlos Osvald - O Resgate de um Mestre", tem curadoria do paraense Paulo Leonel Gomes Vergolino e é a primeira exposição em que tantas obras do artista ítalo-brasileiro estão reunidas.

Trabalhos raros e de todas as fases do artista são apresentados, com temas que vão do religioso, passando pelas figuras humanas, animais, até as paisagens.

Da fase italiana, há paisagens da Toscana e cenas urbanas de Florença. Da fase brasileira, mais lírica, destaque para a gravura "Tocando Debussy", em que retrata sua irmã tocando piano, e registros do Jardim Botânico e cenas litorâneas.

Do acervo reunido, 58 obras pertencem ao Museu Nacional de Belas Artes, nove são gravuras oriundas de coleções particulares, e há ainda três livros ilustrados por Carlos Oswald, no original.

O artista dedicou-se por quase 40 anos ao ensino e à difusão da gravura artística.

Caixa Cultural São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional: av. Paulista, 2083, Cerqueira César, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3321-4400. Ter. a Sab.: 9h às 21h. Dom. e feriados: 10h às 21h. Até 20/2/2011. Livre. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais