Decoração simples e menu trivial resistem em hamburguerias paulistanas

Crédito: Divulgação

Assim como as padarias, hamburguerias de São Paulo ganharam toques modernos nos últimos anos. A arquitetura arrojou-se e os menus variaram, ganhando toques gourmet. Molhos sofisticados e milk-shake de Nutella passaram a ter cada vez mais espaço. No entanto, sempre haverá os "do contra".

O Guia selecionou cinco lanchonetes que não entraram na onda dos tempos modernos. Nelas, a maionese é caseira, o hambúrguer não atinge espessuras gigantes e, o mais importante: o sabor e o charme são os de antigamente. Conheça, abaixo, os resistentes.


Crédito: Divulgação
Saunduíche do Hamburguinho, em São Paulo

Hamburguinho
De moderna, a lanchonete tem apenas os frascos de ketchup Heinz --o queridinho das casas joviais-- sobre o balcão. A despeito disso, resiste à modernidade. Mesmo instalada ao lado da rua Amauri, uma das mais sofisticadas da capital, a decoração continua singela, sem mesas e com azulejos brancos e imagens desbotadas nas paredes. Os hambúrgueres são feitos com uma mistura de coxão-mole e patinho. Diz a lenda que o sanduíche é o preferido do ex-casal Eduardo-Marta Suplicy e do filho Supla. Abriu em 1974.
Informe-se sobre o local


Hobby Hamburguer
Há 40 anos, o chapeiro Francisco Ferreira de Sena conquistou o cliente José Alberto Sartori com seus saborosos lanches, em um botequim no centro de São Paulo. A relação chapeiro-cliente se tornou uma parceria que rendeu o Hobby Lanches, clássico de Perdizes (região oeste). Queridinho dos jovens das redondezas, tem um ambiente claro, quase sem graça. Lá, o que importa é devorar os suculentos sanduíches no balcão, assistindo aos chapeiros trabalharem.
Informe-se sobre o local


Oregon Hamburguer
Desde 1967 no cruzamento da rua dos Pinheiros com a Pedroso de Moraes (região oeste), fica aberta até às 6h nos finais de semana --uma dica para os boêmios na região se fartarem com os hambúrgueres, feito com patinho ou coxão-mole. "Depende do que meu pai comprar no dia", explica Fernando Guedes, um dos proprietários. Nem ele sabe o segredo da saborosa maionese, batida com ervas, feita também pelo patriarca, Raimundo Guedes. Junta-se ao negócio mais uma geração: o filho de Fernando, que pretende seguir no ramo, estuda gastronomia.
Informe-se sobre o local


Hambúrguer do Seu Oswaldo
Fundada por Oswaldo Paliocchi, morto em 2008, a lanchonete do Ipiranga hoje é tocada por Marta, filha do finado. O público da região se aperta no balcão da singela casa para comer o gostoso hambúrguer --que não é dos mais generosos. A singularidade do lanche é a companhia da camada de um saboroso molho de tomate batido.

Endereço - r. Bom Pastor, 1.659, Ipiranga, região sul, São Paulo, SP. S/ tel. Seg. a sáb.: 12h às 22h.


Toninho & Freitas
Começou nos anos 70 como um boteco, daqueles com estufa e coxinha. O hambúrguer só foi chegando aos poucos. Hoje, no mesmo endereço (próximo ao cemitério do Araçá), ainda preserva uma decoração azulejada e bem simples -- evidenciada se comparada com a da lanchonete vizinha, o "ajeitadinho" Burdog. A carne usada nos lanches é o coxão-mole --mas, como o cliente é quem manda, a picanha também pode ser a eleita. Outro astro é o beirute, que --acredite-- pesa quase 1 kg.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Guloseimas

Leia mais no Guia da Folha

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais