Veja 20 programas grátis para fazer em SP até quinta

Não é preciso ter dinheiro no bolso para curtir a capital paulista. Na lista abaixo, o Guia indica 20 programas culturais gratuitos, incluindo bons shows, espetáculos de teatro, dança, filmes, exposições e passeios variados.

Tem sugestão de evento para todo o fim de semana, até quinta-feira (9):


TEATRO

A Construção (até 5/2)
Uma das últimas obras do tcheco Franz Kafka (1883-1924), que morreu sem terminá-la, o texto mostra uma criatura, espécie de toupeira, que vive embaixo da terra, cavando uma construção para se proteger do que seria o mundo lá fora. Na encenação, a história e vida do autor se mesclam. No monólogo, o ator Caco Ciocler repete a parceria com o diretor Roberto Alvim (da companhia Club Noir), com quem trabalhou em "45 Minutos".
Informe-se sobre o espetáculo

L'Illustre Molière (até 26/2)
Ambientado no século 17, a peça retrata a vida do dramaturgo francês Molière. A partir da rotina do autor, cada cena recria a efervescência de sua criatividade e de sua companhia.
Informe-se sobre o espetáculo

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Caco Ciocler em cena da peça gratuita "A Construção", com texto de Franz Kafka, em cartaz na Caixa Cultural

Bruxas (até 26/2)
Na adaptação, a histeria se confunde com justiça, levando à morte dezenas de pessoas em absurdos processos acusatórios. Adaptação do texto "As Bruxas de Salem", de Arthur Miller, é resultado da oficina prática de montagem do Club Noir e faz parte da proposta de "formação" de atores em linguagens contemporâneas.
Informe-se sobre o espetáculo

Drive-Thru (até 26/2)
Este espetáculo/intervenção segue o modelo de um drive-thru de lanchonete. O público recebe um menu com seis opções de monólogo para ver dentro de uma cabine individual. Os textos seguem a linha do projeto: suprir a necessidade do momento com rapidez e impessoalidade.
Informe-se sobre o espetáculo

Florilégio Musical (tempo indeterminado)
No musical, são interpretadas canções da década de 1950, escritas por compositores como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel e Edith Piaf.
Informe-se sobre o espetáculo

O Mais Simples Seria Não Começar (até 11/3)
A montagem integra a "Mostra de Processos Criativos da Escola Livre de Teatro 2012", do Tusp. Realizado pela Formação 12, o espetáculo é livremente inspirado na obra "O Inominável", do irlandês Samuel Beckett (1906-1989). O trabalho é orientado por Vinicius Torres Machado e tem direção de movimento de Thiago Antunes.
Informe-se sobre o espetáculo


CINEMA

Zé Colmeia - O Filme (5/2)
O parque Jellystone está perdendo visitantes, e o prefeito Brown decide fechá-lo. Zé Colmeia e Catatau podem perder o seu lar se não salvarem o local.
Informe-se sobre o filme

Crédito: Divulgação Em "Zé Colmeia - O Filme", baseado na história do desenho animado, a voz de Catatau é de Justin Timberlake


DANÇA

No Movimento das Alamedas (sexta, sábado e domingo)
O projeto visa fomentar atividades de dança com apresentações de espetáculos, oficinas e debates.
Informe-se sobre o espetáculo


EXPOSIÇÕES

Acervo Afro Brasil (acervo permanente)
O espaço abriga 1.100 obras da coleção de arte negra do artista plástico Emanoel Araújo, cedidas ao museu em regime de comodato. Entre as peças, estão máscaras africanas, esculturas, pinturas do século 19, fotografias e trabalhos contemporâneos.
Informe-se sobre a exposição

Cubo Cor (até 2/3)
A artista plástica Mônica Nador apresenta na mostra seu trabalho no Jardim Miriam, o Jamac. As intervenções nas ruas do bairro feitas, por ela e pelos moradores, foram transportadas para as paredes e fachada da galeria.
Informe-se sobre a exposição

Lasar Segall (tempo indeterminado)
A missão do museu é de preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall. Há biblioteca, sala de cinema, espaço para exposições e ainda oficinas e cursos.
Informe-se sobre a exposição

Acervo Bia Doria (tempo indeterminado)
Projetada por João Armentano, a galeria foi inaugurada em agosto de 2007 e abriga uma exposição de esculturas feitas por Bia Doria a partir de madeira descartada ou morta, além de seu acervo.
Informe-se sobre a exposição

Os Dez Primeiros Anos (até 10/3)
A mostra reúne os principais nomes que entraram na cena artística do Brasil nos últimos dez anos. A produção artística do país é representada por 50 artistas, entre eles Tatiana Blass e Mariana Palma, que apresentam mais de cem trabalhos de diferentes formatos e uso variado de materiais.
Informe-se sobre a exposição


SHOWS

Império de Casa Verde (quintas e sábados de fevereiro)
Impera o clima de comunidade no ensaio, sob o tema "Samba Sabor Cerveja, Admirada há Milênios, a Nova Sensação Nacional".
Informe-se sobre o show

Tom Zé (sábado)
O cantor, compositor e escritor se apresenta às 11h30 no Parque Villa-Lobos (zona oeste). O dia no parque também inclui programação teatral infantil.

Villa-Lobos - av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3023-0316. Sáb. (4). Grátis.

Crédito: Divulgação Cantor e compositor Tom Zé faz show gratuito no parque Villa-Lobos (zona oeste de São Paulo) em 4/2
Cantor e compositor Tom Zé (foto) faz show gratuito no parque Villa-Lobos (zona oeste) neste sábado (4)


CONCERTO

Hebraica Meio-Dia (domingo)
Atividades semanais com exibição de DVDs em tela de cinema e apresentações de música ao vivo fazem parte da agenda do evento. Apresentações de orquestras, óperas e balé também integram a programação.
Informe-se sobre o concerto


PASSEIOS

Feira da Liberdade (sábados e domingos)
É possível encontrar artesanatos japoneses, como luminárias, almofadas e roupas, além de aquários e plantas. As barraquinhas de comidas típicas são disputadas e oferecem, por exemplo, os tradicionais docinhos assados de feijão.
Informe-se sobre o passeio

Feira de Antiguidades do Mube (domingos)
Uma das mais tradicionais da cidade, a feira de pequeno porte congrega uma boa variedade de antiquários com peças selecionadas.
Informe-se sobre o passeio

Mercadinho Chic! (quarta a domingo)
Um corredor entre as ruas Oscar Freire e Haddock Lo­bo abriga esta minifeira com estandes de roupas, móveis, bi­juterias e acessórios. Destaque para os brincos e anéis da designer Gabriela Ric­ca e para os acessórios de cabelo da marca In Feite.
Informe-se sobre o passeio

Biblioteca Mário de Andrade + samba (sábado)
A biblioteca conta com um acervo de mais de três milhões de objetos para consulta, entre livros, moedas, postais e revistas, além de hospedar palestras e debates, entre outras atividades. Aos sábados, a praça da biblioteca recebe uma grande roda de samba a céu aberto, que agita os bares da região.
Informe-se sobre o passeio

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais