Jazz invade rua em SP e criançada pode ver bruxinha atrapalhada

A cidade de São Paulo tem raro momento para ouvir músicos variados que tocam jazz, blues e suas vertentes na festa a céu aberto que acontece neste domingo no bairro de Moema, na região sul. Além de poder acompanhar os shows ao vivo, também dá para provar a culinária típica de Nova Orleans. Para as crianças, a dica é a peça "A Bruxinha Atrapalhada", personagem criada pela escritora Eva Furnari, interpretada por Luah Guimarãez.

Cinema

Crédito: Divulgação
Cena de "O Boulevard do Crime", clássico do diretor Marcel Carné

"O Boulevard do Crime" ("Les Enfants du Paradis"), dirigido pelo francês Marcel Carné, será exibido entre terça-feira (18) e quinta-feira (20) na Cinemateca Brasileira (região sul da capital paulista). Além dele, há mais duas produções que podem ser vistas no mesmo período: "Os Visitantes da Noite" ("Les Visiteurs du Soir") e "Trágico Amanhecer" (Le Jour se Lève"). A musa do cineasta, Arletty, participa das três filmagens.

A pequena retrospectiva é para lembrar o centenário de nascimento do diretor, que enfatizou melodramas românticos e dramas policiais de tom pessimista, retratando o espírito sombrio que se abateu sobre a França durante e depois da Segunda Guerra Mundial, época em que não parou de produzir e, por isso mesmo, foi muito respeitado.

Programação

Terça-feira (18):
19h: "Trágico Amanhecer"
21h: "Os Visitantes da Noite"

Quarta-feira (19):
17h30: "O Boulevard do Crime"
21h: "Trágico Amanhecer"

Quinta-feira (20):
17h30: "Os Visitantes da Noite"
20h: "O Boulevard do Crime"

Criança

Crédito: João Caldas/Divulgação
"A Bruxinha Atrapalhada" tem magias que dão errado e um gato que participa de aventuras

Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a criançada pode ver "A Bruxinha Atrapalhada", que terá sessões com início às 15h no Centro Cultural Banco do Brasil (região central da cidade de São Paulo).

A peça traz uma das personagens mais conhecidas do universo infantil, que surgiu com o livro homônimo escrito por Eva Furnari. A bruxinha, interpretada por Luah Guimarãez, é dona de uma varinha mágica que pertenceu a uma fada, mas seus conhecimentos de magia nem sempre funcionam perfeitamente, o que garante situações engraçadas. O ator Thiago Antunes encarna o Gato, companheiro de aventuras da protagonista.

"A Bruxinha Atrapalhada" tem direção de Marcia Abujamra, música de André Abujamra e direção de arte de Marco Lima.

Formado por quadros independentes --todos com começo, meio e fim--, a narrativa pode ser acompanhada por crianças de todas as idades.

Passeios

Crédito: Divulgação
Rua dos Chanés, onde acontece o Bourbon Street Fest, atrai público que gosta de jazz

A tradicional maratona de jazz e blues do Bourbon Street Fest termina no próximo domingo (23), com uma grande festa que começa no final da tarde e avança até a noite, na rua dos Chanés, onde fica o Bourbon Street Music Club, em Moema (região sul da cidade de São Paulo).

Os shows são gratuitos e fazem parte do pacote Sunpie & The Sunspots (16h), Big Sam's Funky Nation (17h30) e Kurt Brunus Project, que divide a música com convidados especiais (19h30). Uma jam session (21h) encerra o evento, que terá ainda o DJ Bebeto cuidando do som nos intervalos das apresentações.

O Bourbon Street Fest está em sua sétima edição e, além de promover performances musicais, oferece gastronomia típica da cidade de Nova Orleans (EUA), considerada o berço do jazz e do blues.

Informe-se sobre o evento

Concertos

Crédito: Divulgação
Pianista Marcelo Bratke concebeu e dirigiu espetáculo Ernesto Nazareth

O pianista Marcelo Bratke divide com a Camerata Vale Música o espetáculo sobre Ernesto Nazareth e sua música, que ganhou o nome de "Nazareth - Brasileirinho". As apresentações acontecem na sexta-feira (21), no sábado (22) e no domingo (23), no auditório do Ibirapuera (região sul da capital paulista).

Dirigido e idealizado por Bratke, o grupo deve se apresentar em outras cidades, como parte de uma turnê brasileira e, posteriomente, gravar um CD ao vivo.

Para "Nazareth - Brasileirinho", a formação dos instrumentos --piano, flauta, violino, clarinete e um duo de percussão-- foi concebida com base na década de 20, época em que o compositor se apresentava ao piano na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro.

No repertório, entre as escolhidas estão "Pássaros em Festa", "Coração que Sente, Crê e Espera", "Vésper", "Sarambeque" e "Cubanos", entre outros.

Informações adicionais estão disponíveis no site www.auditorioibirapuera.com.br;

As vendas dos ingressos são feitas na bilheteria do auditório do Ibirapuera (das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados) e pelo site www.ticketmarster.com.br.

Auditório Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2/parque do Ibirapuera, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/113629-1075. 800 lugares. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Ingr.: 30. Ar-condicionado e acesso para deficientes. Classificação: livre.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais